FACHADAS E O IMPACTO SOFRIDO POR AÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Home / Gestão da Manutenção / Fachadas / FACHADAS E O IMPACTO SOFRIDO POR AÇÃO DO MEIO AMBIENTE
fachadas

FACHADAS E O IMPACTO SOFRIDO POR AÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Marfan

O IMPACTO DO MEIO AMBIENTE

Em metrópoles poluídas ou regiões litorâneas onde o intemperes da maresia é constante as fachadas em condomínio, necessitam de uma atenção, especial, desde sua limpeza, restauro em componentes que compõem o sistema e menor tempo entre as manutenções, pois a poluição e o clima interferem diretamente em todos os tipos de revestimentos seja ele mármore, granito, pintura, pastilhas ou cerâmica.

A CONDOMÍNIO EM ORDEM, não pretende transformar o síndico em um expert em conhecimento técnico, mas recomenda que o mesmo tenha o conhecimento básico, conforme passamos em nossos artigos, de modo a poder contratar um profissional habilitado, e possa monitorar se o mesmo esteja executando os passos básicos para um bom trabalho.

O sistema, é um dos mais caros do edifico, e necessita constar do plano de manutenção, conforme ABNT NBR 5674, e seguir o descrito no manual do condomínio entregue para construtora, sob risco de perda de garantia, ou de seu funcionalidade onde o reparo será muito caro.

 

FACHADAS DE GRANITO

Neste tipo de fachada a vida útil tende a ser superior à do mármore, pois é mais duro e tem resistência elevada, porem se o material utilizado for de baixa qualidade, será mais poroso, o que dificulta a limpeza.

 

FACHADAS PINTADAS OU COM GRAFIATO

Antes de restaurar deverá ser feita a lavagem com produto de pH quase neutro, em alguns casos este procedimento resolve a questão e não é preciso repintar a fachada novamente, mas recomendamos que as fachadas, façam parte do sistema de manutenção e possua um planejamento e reserva financeira especifica para que suas manutenções ocorram em prazos determinados e sob acompanhamento de profissional habilitado para isto.

Antes da pintura sobre a superfície suja, a limpeza é obrigatória sob o risco de o resultado ficar comprometido, caso esta etapa seja excluída, mas antes de lavar a fachada, realize testes em áreas menores para regulagem da pressão do jato. Pois o uso de pressão em demasiada, e em desacordo com o manual de uso do empreendimento, a garantia do sistema poderá ser comprometida.

 

FACHADAS COM PASTILHAS E CERÂMICAS

O problema se inicia no rejunte que poderá ocasionar infiltração de água, o que compromete a aderência e faz com que as pastilhas comecem a se soltar. Para reverter essa situação, o rejunte pode ser refeito sobre o anterior, desde que seja realizada uma limpeza prévia

A limpeza também necessita de estudo quanto a pressão e produto a ser aplicado, pois o uso de jato com pressão muito forte acaba removendo as peças.

Talvez a fachada de seu empreendimento, tenha sido realizado com rejunte comum, atualmente, o sistema com epóxi, que é muito forte e apresenta praticamente a mesma resistência da pastilha, sendo a solução ideal para área externa.

A infiltração pode ter como origem perfurações no encanamento interno da edificação. Nesse caso, o primeiro passo é resolver o problema do vazamento de água para, então, iniciar o processo de restauro da fachada, se o rejunte mudou de cor e estiver preto, significa que ali há uma colônia de bactérias. Para remover esses microrganismos, basta aplicar cloro na área afetada ou então raspar mecanicamente.

Se faz necessário, na contratação da empresa de restauro das fachadas, quanto os produtos utilizados na limpeza dos revestimentos cerâmicos, especialmente os ácidos, pois muitos atacam os caixilhos e sua calafetação, além do jardim que está embaixo do prédio, muitas vezes empresas tendem a usar produtos que facilitem seu trabalho, sem levar em conta os problemas que trará ao condomínio, ao longo do tempo, por isto sindico fique atento.

Um exemplo comum é o hipoclorito de sódio com água, produto bastante agressivo, mas muito utilizado por empresas, ou o ácido fluorídrico, que gasta a superfície da pastilha, porém deixa o material mais poroso.

No caso de revestimentos cerâmicos se soltos, o ideal é efetuar as recolocações, e identificar em toda a fachada, peças que estejam na eminencia de se soltarem e efetuar os reparos antes dos rejuntes.

 

FACHADAS DE FULGET

Em uma época era usual a construção de fachadas FULGET, também denominado de granito lavado, é um material composto de cimento, aditivos e granulados de pedras como mármores, granitos naturais, calcários, arenitos, quartzos, entre outros. No processo de fabricação, essas pedras são moídas em tamanhos uniformes – classificados em granulometrias 0 (espessura de 08 a 10mm), 1 (espessura de 10 a 12mm), e 2 (espessura de 12 a 15mm), com cimento e ligante pré misturados na fábrica.

No entanto, é de difícil limpeza, dada a rusticidade no material. Para mantê-lo limpo, recomenda-se passar, logo após sua aplicação, óleo hidrofugante.

Para limpeza de superfície com FULGET que está encardida, poderá ser feita uma lavagem com água e sabão neutro e ou recomendação do fabricante, tomando cuidado com empresas que tendem a usar produtos de grande agressividade química, para facilitar seu trabalho, pois o mesmo poderá danificar de forma definitiva o produto.

 

FACHADAS COM REVESTIMENTO DE PEDRA

Caso o rejunte mudar de cor e estiver preto, significa que ali há uma colônia de bactérias e para remover esses microrganismos, basta aplicar cloro na área afetada ou então raspar mecanicamente

O mesmo não acontece com as fachadas de mármore ou granito: se for necessária a troca de algum painel dos andares mais altos, o processo é bem mais difícil devido ao peso do material. “Apesar disso, a fachada de pedra tem como vantagem sua grande longevidade, reduzindo a frequência das intervenções de manutenção”, afirma o profissional.

 

FACHADAS DE CONCRETO APARENTE

Estas são as que geram maior trabalho no momento da manutenção, pois o processo exige lixamento mecânico, depois estucar e, em seguida, é usada esponja do mar para dar padrão uniforme à fachada, sendo finalizado com a aplicação de verniz com baixo teor de estireno para não amarelar. Em caso de pichação, é possível lixar a fachada para gastar o concreto,

Enquanto o concreto aparente e as pedras apresentam certa dificuldade de limpeza, do outro lado está a fachada de ACM – Aluminium Composite Material, a melhor alternativa para a remoção de sujeiras, pois o ACM possui uma película para resistir às intempéries, o que o torna um material mais fácil de ser limpo, sendo o ponto fraco do sistema a baixa resistência a impacto, como por exemplo no térreo das edificações.

A limpeza e restauro de fachadas depende dos materiais que são misturados, onde uma fachada pode ter parte pintada e outra em ACM, por exemplo. E devido a diferença das características dos materiais torna a manutenção mais difícil.

 

FACHADAS DE TIJOLO APARENTE

este tipo de fachada demanda de limpeza e impermeabilização constante, para não deixar que o mofo se estabeleça nos tijolos, ou a estrutura poderá ser danificada, fazendo com que a peça precise ser substituída. Uma boa maneira de prevenir a ação do fungo é com limpezas periódicas, pré-estabelecidas, a fim de que a incidência seja minimizada ou, caso ocorra, se dê em extensões menores.

Deve haver, ainda, atenção especial com o tipo de construção que será restaurada, onde no caso de prédios históricos ou que estejam localizados dentro de um raio de 100 metros de outro edifício tombado, é necessário aprovar a obra junto aos órgãos públicos responsáveis. Em São Paulo, por exemplo, essa ação é obrigatória, inclusive com a emissão de parecer liberando os trabalhos.

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Marfan

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

ANCORAGEM

ANCORAGEM PARA REFORMAS E MANUTENÇÃO EM FACHADAS

Em todo serviço de limpeza, manutenção ou reforma de fachada, a segurança do trabalhador deve …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil