ALAMBRADO EM CONDOMÍNIO POSSUI NORMAS
Home / Administração e Gestão / Administração / ALAMBRADO EM CONDOMÍNIO POSSUI NORMAS
quadra

ALAMBRADO EM CONDOMÍNIO POSSUI NORMAS

FFS Gestão Condimial

Nos espaços para prática esportiva de um condomínio, o recomendado que possua um alambrado para que as bolas não sejam desperdiçadas ou perdidas, além de evitar uma possível intervenção de pessoas de fora local cercado ou acidentes com bolas nas demais áreas comuns do condomínio.

O mais usual é composto de estrutura em aço galvanizado, que têm como intuito envolver o local indicado e garantir proteção e tranquilidade para os usuários do espaço.

ESPECIFICAÇÕES

A tela de alambrado possui variações, de acordo com as características do condomínio e dimensões.

A escolha dever ser realizada não tomando somente como parâmetro o valor do metro quadrado e sim com definição técnica de equipamento ideal para o espaço desejado, cor, pontas (retorcida ou normal), tamanho da malha de abertura, a qual é definida em polegadas.

Todos os produtos devem estar aderentes as normas ABNT em especial a ABNT NBR 8964:2013  Arames de aço de baixo teor de carbono, revestidos, para gabiões e demais produtos fabricados com malha de dupla torção que estabelece os requisitos exigíveis para a encomenda, fabricação e fornecimento de arames de aço com baixo teor de carbono, redondos, destinados à fabricação de gabiões de malhas hexagonais de dupla torção e suas variações de formato do produto, os quais podem apresentar os seguintes tipos de revestimentos:

TIPOS DE REVESTIMENTOS

  • tipo 1: revestimento metálico, aplicado por imersão a quente, de liga 95% zinco e 5% de alumínio mais terras raras (de acordo com a ASTM B 750);
  • tipo 2: revestimento metálico, aplicado por imersão a quente, de liga 90% zinco e 10% alumínio mais terras raras (de acordo com a ASTM B 860);
  • tipo 3: revestimento do tipo 1, adicionalmente protegido por uma camada de PVC ou outro polímero que cumpra as funções desenvolvidas pelo PVC;
  • tipo 4: revestimento do tipo 2, adicionalmente protegido por uma camada de PVC, ou outro polímero que cumpra as funções desenvolvidas pelo PVC.

Nas regiões com muita umidade ou em áreas litorâneas, recomenda-se a tela de arame galvanizado e revestido com PVC que terá uma maior durabilidade devido à sua dupla proteção anticorrosiva.

Os alambrados de PVC, polímero plástico que, por sua resistência, o produto é colocado por cima do metal e o protege de fatores externos, fazendo com que não enferruje e dure mais tempo.

Algo que deve ser levado muito em consideração, em alambrados e que muitas vezes observamos negligência, diz respeito a instalações elétricas, as quais em todo o sistemas, iluminação, passagens devem ser lacrados e isolados, evitando de toda maneira, que o alambrado, seja energizado por falhas de manutenção.

PROJETO DE ÁREA RECREATIVA

É importante que o projeto da quadra poliesportiva seja feito por um engenheiro civil ou arquiteto, o qual deverá gerir a construção e definir os materiais e especificações técnicas de construção para que a estrutura dure o maior tempo possível.

DIMENSÕES DE ÁREAS

A menos que o condomínio vise a prática em medidas oficiais, as mesmas podem ser construídas em dimensões menores, em conformidade com espaço disponível.

No caso de atendimento as medidas regulamentares, deverão ser respeitadas as medidas padrão de cada esporte que será demarcado, onde como previsão de espaço deverá ter 16 metros de largura e 27 metros de comprimento.

Pelas normas internacionais cada esporte tem uma demarcação e uma cor determinada para marcar suas medidas, onde o branco é utilizado para demarcar Tênis, Vôlei, Badminton, Squash, já o Handebol é utilizado o amarelo e para o Basquete o azul.

 

Comentários do Facebook
FFS Gestão Condimial

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

GERENTE DE CONDOMÍNIO OU ZELADOR, CONHEÇA A DIFERENÇA

Atualização do mercado Com a profissionalização da sindicância, os condomínios passam por mudanças e boas …

Atitude do Brasil
RSO Assessoria