síndico profissional cuidado com as fábricas de certificado
Home / Administração e Gestão / Administração / A FÁBRICA DE CERTIFICADOS DE SÍNDICOS PROFISSIONAIS
sindico profissional

A FÁBRICA DE CERTIFICADOS DE SÍNDICOS PROFISSIONAIS

FFS Gestão Condimial

Não é novidade que a profissionalização desta função é um caminho sem volta, e que os milhares de condomínios no Brasil, representam um grande horizonte a ser preenchido por profissionais da gestão destes empreendimento que ganham lugar frente ao modelo voluntario a cada dia.

Somos favoráveis a esta profissionalização, pois o patrimônio de muitos necessita de uma ação mais dedicada, aqui pedimos uma licença a um grande número de síndicos voluntários que apresentam ótimos trabalhos em condomínios e que merece nosso respeito e informamos que o artigo não tem nada contra eles, também esclarecemos que os profissionais descritos são os que não possuem conhecimentos da função, e que passam a ser simples pagadores de contas e consertos após quebras e ajustes de passivos que já ocorreram.

Com este esclarecimento inicial, e em nossas intervenções em condomínios em todo o território nacional, palestras, cursos e tudo mais temos percebido, o aumento de CURSOS PARA SÍNDICOS, alguns de poucas horas, poucas disciplinas e feitos como fornecedores de certificados simplesmente.

Pois bem, se você deseja se especializar nesta profissão, tenha em mente que a profissão demanda conhecimentos de 4  pilares, 1 voltado ao crescimento profissional e pessoal e 3 na gestão do condomínio:

PROFISSIONAL

 

CARREIRA, gestão de pessoas, concitação de conflitos, apresentação de propostas, apresentação de resultados etc.

 

GESTÃO DO CONDOMINIO ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS, gestão dos contratos, contas, despesas, fornecedores, contabilidade e tudo mais que um condomínio demanda deste tema

 

ASSUNTOS JURIDICOS, pois os condomínios são regidos por milhares de leis, e regionalidade, gestão de pessoas e seus encargos, terceiros e seus contratos, convenção, regimentos etc.

 

ASSUNTOS TÉCNICOS, os sistemas dos edifícios, suas manutenções e gestão de reforma demandam de conhecimento, mesmo sem aprofundamento, para que possam ser geridos.

 

Lembrando que apesar dos pilares possuírem assessoramento profissional no mercado, as decisões e consequência recaem sobre o sindico, o qual é o responsável legal pela edificação e isto está definido em lei.

Descritos os pilares, não é difícil identificar cursos que simplesmente ignoram informações relevantes para a evolução da profissão, levando muitos ao erro de acreditar, que com um CERTIFICADO, conseguirão gerir um edifício e não se ver em passivos de valores estratosféricos, por negligencia e desconhecimento do tema que está sob a sua responsabilidade.

Os assuntos técnicos de longe é mais negligenciada, cabendo ao máximo uma informação muito superficial e de pouquíssimo tempo, daquilo que poderá ser o maior tomador de tempo durante a gestão, e que no caso de má gestão irá com certeza acarretar em altíssimo valor para correção, desvalorização direta da edificação, implicações legais em GARANTIA e até mesmo exigências legais de segurança, pois os planos de manutenção passará a ser exigido por lei, em breve além das aprovações erradas de reforma, que podem levar ao colapso de um edifício como já vimos nos últimos anos.

Outro ponto diz respeito a coordenação destes cursos, onde pessoas que se dizem ‘MESTRES EM CONDOMINIO” mas que possuem em sua ficha nos tribunais brasileiro, uma extensa lista de processos pelos mais notórios casos em vida de condomínio, desde desvios, corrupção e estelionato, por isto, saiba muito bem com quem você busca conhecimento.

Antes de se matricular em um curso, pense no valor investido e o retorno necessário, converse com pessoas que já fizeram o treinamento que deseja, busque informações se as mesmas supriram os conhecimentos mínimos necessários, e se estão colocadas no mercado, muitos cursos acontecem em resorts, com buffet maravilhoso, mas não possui conteúdo mínimo necessário, para esclarecer ao sindico suas responsabilidades e deste modo poder buscar aprofundamento posterior, pois mesmo os mais longos, assim como em uma faculdade, não tem como passar todas as informações, e sim o caminho a ser trilhado e aprofundado pelo profissional.

Não há como descrever a carga horária mínima necessária, mas uma coisa temos certeza, não há como passar as informações mínimas necessárias para tornar um leigo em gestor de condomínio em poucas horas, seria humanamente impossível.

Como um exemplo divertido, se estas “escolas” passassem a ministrar um curso de cirurgia no coração seria da seguinte maneira ( 1 anestesie, 2 abra ao peito do paciente, faça o tratamento e feche) em poucas palavras o coordenador do curso informa que passou o conhecimento, mas deixo a pergunta, Você teria coragem de realizar um procedimento somente com estas informações ?

Não confie em certificados, impressos e entregues sem conteúdo e se possível exija avaliações, pois pouco irá adiantar investir em papel e depois não conseguir se colocar no mercado, por não possui referencias, ou pior, aqueles que são contratados e geram passivos gigantes para o condomínio e respondem civil e criminalmente pelo seus atos.

E para as pessoas do conselho, antes de escolher um profissional para gerir seu empreendimento, busque informações da formação do mesmo, e a velha máxima “fazem 20 anos que faço isto” não é sinônimo de sucesso. E recomendamos a leitura de um outro artigo, para entender a implicação de má gestão poderá causar em seu patrimônio. Leia SÍNDICO, O GESTOR DE MILHÕES DE REAIS

 

,

 

 

Comentários do Facebook
FFS Gestão Condimial

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

GERENTE DE CONDOMÍNIO OU ZELADOR, CONHEÇA A DIFERENÇA

Atualização do mercado Com a profissionalização da sindicância, os condomínios passam por mudanças e boas …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil