Seres humanos novos não nascem sabendo e demandam integração ao grupo de trabalho; Porteiros novos não chegam sabendo e terceirizados quando chegam para cobrir faltas ou férias não chegam sabendo. Condôminos e/ou moradores novos também não chegam sabendo.
Inúmeros conflitos, falhas, avaliações incorretas nascem do pré-conceito (conceito antecipado) da total capacitação dos recém-chegados. Muito comum os casos nos quais o novo operador dos controles de acesso, ao chegar ao seu primeiro dia de serviço, ser perguntado:
– “Você é Porteiro”? “Então pode assumir seu posto de trabalho”.
INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS
A integração tem papel relevante nos empreendimentos, desde a recepção do mais humilde prestador de serviços ao mais nobre dos condôminos e moradores.
Atuar diretamente no controle de expectativas, ansiedades e neutralização de surpresas; tendo ao mesmo tempo o objetivo de ajusta-los a um padrão pré-estabelecido por parte dos que já contribuem a mais tempo par a formação da realidade e status do empreendimento.
Certamente há diferenças significativas entre receber um proprietário e/ou morador e/ou inquilino, comparativamente ao processo de integração de um novo prestador de serviços ou novo colaborador do sistema integrado de segurança (compreendendo desde um auxiliar de limpeza ao gestor predial e/ou de segurança condominial).
GUIA DE BOAS VINDAS A MORADORES E FUNCIONÁRIOS
Contudo, a elaboração de um Guia de Boas-Vindas será uma ferramenta poderosa para que muito dos objetivos sejam atendidos, destacando que este meio deverá ser utilizado e entregue presencialmente.
O mundo é excessivamente virtual e a oportunidade do contato pessoal será a cereja deste bolo de boas vindas.
O evento integração, a depender das condições que o ambiente oferece, será ainda mais proveitoso se a entrega formal ocorrer em meio a uma apresentação áudio visual.
O reforço de imagens e sequencia lógica pré-estudada e aprovada, propiciará maior efetividade (eficiência + eficácia).
A ocasião será impar para uso adequado da palavra NÃO e clareza quanto ao que é incentivado, ao que deve ser evitado e posturas inaceitáveis.
Oportuno realçar que algumas pessoas, a depender de seu status no ambiente do empreendimento, costumam demonstrar elevada repulsa a ouvir negativas por quem considera de nível inferior ao seu.
Neste momento vamos, portanto, nos ater a processos de acolhimento inicial de proprietários, condôminos, moradores e inquilinos.
Deixaremos para outro artigo as recomendações envolvendo prestadores de serviços de forma geral, dos que atendem às unidades àqueles contratados para servir ao condomínio; por exigirem maior número de tarefas, etapas diferenciadas e envolver ciência dos indicadores mínimos que deverão atingir.
Cabe observar que estamos tratando sobre um Guia de Boas-Vindas e não um Livro ou enciclopédia. Importante que possua impressão de qualidade, produzindo o interesse em tê-lo para acessa-lo com facilidade, sem arquiva-lo ou leva-lo para a sexta secção.
Devido a necessidade de outros documentos virem a ser citados no Guia de Boas-Vindas e apresentarem significativa importância para todos os envolvidos; estamos nos referindo ao Estatuto ou Convenção e ao Regulamento Interno.
É sugerido que sejam encadernados separadamente, mas agrupados em uma embalagem que os tornem integrados naturalmente.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO GUIA DE BOAS VINDAS.
A história do empreendimento | – Do projeto a entrega aos primeiros proprietários das unidades.
– Dados do arquiteto, do projetista, da incorporadora e da construtora. – Diferenciais do empreendimento – Dos avanços às limitações.
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Legislação aplicável na vida condominial
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– Constituição
– Código Civil – Outros
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Do modelo de Acolhimento e Atendimento aos moradores.
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– Princípios.
– Fatores Críticos de Sucesso. – Código de Ética e Posturas Condominial.
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Das Premissas e Restrições
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– Apresentar sucintamente o Estatuto ou Convenção e o Regulamento Interno.
– Política de Segurança do Empreendimento
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Recomendações e Observações importantes
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Destaques objetivos de Clausulas mais relevantes presentes no Estatuto ou Convenção e no Regimento Interno.
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Serviços Disponíveis oferecidos pela Administração
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– Campanhas
– Achados & Perdidos – Agenda Anual de Eventos
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Plano de Contingências
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– Das mais simples ocorrências
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Plano de Emergências
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– Princípio de Incêndio
– Ocorrências envolvendo reféns
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Plano de Chamadas
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– Internas
– Externas: Telefones Úteis
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Imagem ou desenho do empreendimento com layout esquemático, nomenclaturas e localização de destaques relevantes.
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Nota: Dimensões, formatação, diagramação, uso de imagens, redação e detalhamento. Poderá ser contratado com especialistas em segurança condominial ou resultado de comissão estruturada para tal fim. Cabe recomendar que incorporadoras viessem considerar a possibilidade de ser produtora desta obra.
CUIDADOS ESPECIAIS
Fundamental que sejam evitados os hábitos do uso do método “Ctrl+ C” “Ctrl+ V”, capazes de colocar elevadores em condomínios horizontais e quilômetros de vias nos verticais.
Lí várias Convenções, Regulamentos Internos com tais falhas. O trabalho exige que seja personalizado, seja o empreendimento novo ou mesmo antigos.
Apesar do segmento de condomínios possuírem histórico de cerca de 80 anos (década de 30 – séc. XX); muitos dos novos usuários têm origem em casas, sejam residências ou escritórios. O choque de mudança para um sistema onde se socializa o espaço e responsabilidades precisa ser reconhecido e trabalhado pelo gestor predial e o de segurança condominial.
É condição primária que para um projeto ter sucesso exige-se que este seja: Politicamente Aceitável. E é muito mais fácil aceitar o que se conhece.