SAUNA DEMANDA ATENÇÃO AS REGRAS DE USO
Home / Administração e Gestão / Convivência e Comportamento / SAUNA DEMANDA ATENÇÃO AS REGRAS DE USO
sauna

SAUNA DEMANDA ATENÇÃO AS REGRAS DE USO

ATENÇÃO AO SISTEMA

Muitos condomínios possuem sauna, e muitas vezes a mesma nem é tão utilizada, o que pode gerar problema aos equipamentos, portanto o condomínio devera possuir uma prática de fazer o sistema funcionar periodicamente, conforme seu plano de manutenção.

Mas o uso deste sistema, que entre os benefícios, está a melhoria da circulação, desintoxicação do organismo, combate ao stress, redução de dores musculares, alivio de resfriados e etc., demanda atenção e regras, para a boa convivência entre os moradores, além do aspecto técnico, foco de nosso portal, CONDOMÍNIO EM ORDEM, os aspectos regulamentares para o uso, possuem uma enorme relevância, além do bom senso dos usuários, que devem utilizar o sistema de forma e tempo adequado, para que não haja riscos a vida.

Em nosso artigo, CONHEÇA SEU SISTEMA DE SAUNA SECA E ÚMIDA, você poderá ver em detalha os aspectos técnicos necessários ao sistema.

Mas o uso da sauna, além do sistema estar perfeitamente funcionando, é indispensável a consciência no uso e atendimento as regras do condomínio, fato que observamos é que muitos dos empreendimentos, não possuem tais regras devidamente descrita e divulgadas, deste modo montamos uma minuta a qual poderá contribuir ao gestor do empreendimento, escrever ou atualizar seus regimentos, com base em regras usualmente usadas e conferidas como eficazes.

 REGRAS DE USO

Abaixo compilamos uma minuta de regulamento que contribui para a gestão do empreendimento, portanto se seu condomínio não possui regulamento, o mesmo deverá ser inserido, e caso possua, verifique se todas as diretrizes apontadas estão contempladas.

Regulamento – Sauna

 Art. 1 O condomínio possui [descreva a quantidade] de saunas [descreva o tipo seca ou vapor ], as quais ficam localizadas [descreva o local ou bloco onde está instalada] e destinam-se ao uso exclusivo de moradores e condôminos, sendo proibida a frequência por visitantes.

Parágrafo primeiro: O horário de utilização será das [descreva o horário permitido para uso] de [descreva os dias da semana permitido o uso] e o usuário deverá retirar a chave [ descreva o local onde fica a chave de acesso], mediante assinatura de protocolo.

Parágrafo segundo: Após utilização do local, o usuário deverá desligar os equipamentos e devolver a chave [descreva o local de devolução], ficando responsável por quaisquer danos ocasionados de forma dolosa nos equipamentos durante sua utilização.

Art. 2 As cadeiras, espreguiçadeiras e demais utensílios das saunas não poderão ser removidos de seus lugares, nem utilizados para fins diversos dos que se destinam.

Art. 3 Durante a permanência nas dependências de qualquer sauna será proibido:

  1. Fumar;
  2. Levar alimentos/bebidas;
  3. Utilizar barbeador, depilador, lixa de pé, cortadores de unha, cuspir ou praticar qualquer ato contrário aos hábitos de higiene;
  4. Fazer uso de sabonete, esfoliante, esponja, xampu, qualquer tipo de química, como descoloração e tintura para cabelo, por exemplo;
  5. Utilizar trajes de passeio dentro das saunas;
  6. Transitar nu nas dependências que não são exclusivas à área do banho, promover algazarras, atitudes indecorosas ou similares.
Parágrafo único:

Menores de 18 (dezoito) anos não poderão fazer uso da sauna desacompanhados de seus pais ou de um maior responsável.

Art. 4 O usuário deverá trazer seus próprios artigos de higiene pessoal e peças de vestuário (biquíni, maiô, sunga ou peças íntimas) e utilizar uma toalha para sentar-se nas dependências da sauna.

Art. 5 O usuário, que possuir doenças ou infecções que possam proliferar, ser transmitida em ambiente úmido, ou contaminar demais usuários, pelo ambiente não deverão utilizar o sistema

Art.6 O descumprimento deste regulamento, disposições legais e na convenção, sobre o tema, será ADVERTIDO, ainda que verbalmente e caso a advertência não gere resultado, será MULTADO.

Art. 7 Para pessoas portadoras de problemas cardíacos recomenda-se obter orientação médica sobre a utilização da sauna.

Parágrafo único: Cada usuário deverá estar ciente de suas condições físicas e de saúde, de forma a fazer uso da sauna respeitando orientações médicas.

 

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

MEDIAÇÃO, A SAÍDA MAIS FÁCIL E ECONÔMICA PARA CONFLITOS

Conflitos internos A convivência entre condôminos em algumas ocasiões pode gerar transtornos e diversos problemas, …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil