AQUECIMENTO DE PISCINA POR BOMBA DE CALOR
Home / Gestão da Manutenção / Piscina / AQUECIMENTO DE PISCINA POR BOMBA DE CALOR
bomba calor

AQUECIMENTO DE PISCINA POR BOMBA DE CALOR

O aquecimento de piscina é uma solução para quem deseja aproveitá-la o ano todo. Os modelos mais usuais de aquecimento são:

  • Aquecimento de piscina por bomba de calor
  • Aquecimento de piscina elétrico
  • Aquecimento de piscina a gás
  • Aquecimento de piscina à lenha ou a óleo
  • Aquecimento de piscina por placas solares

No caso de aquecimento de piscina por bomba de calor, ou seja por meio de equipamento híbrido, que funciona de maneira similar, porém inverso, a um ar condicionado, ou seja, ele transfere o calor natural do ar para a água.

Como funciona o sistema de aquecimento de piscina

O sistema funciona captando o ar e passa o ar por uma serpentina que contém gás proveniente de um compressor, onde ao passar por esta serpentina o ar eleva a temperatura do gás que por sua vez chega a um trocador de calor que transfere seu calor para a água. Após isso o ar sairá gelado da bomba de calor.

O sistema é considerado limpo, pois não libera poluentes no ar, o mesmo demanda energia elétrica, para funcionar o compressor, porém o calor que aquece a água provém do ar que circula na bomba de calor por intermédio de ventiladores.

O sistema utiliza o calor do ar e gera economia de 30 a 35% em relação ao sistema elétrico.

A instalação demanda de um profissional habilitado, que realize um projeto completo, analise o impacto no sistema elétrico,

Dimensionamento e instalação

O circuito fechado deve ser separado do circuito de filtração para haver a autonomia entre sistemas. Outro motivo é o aumento a vida útil da bomba de calor, pois os sistemas de filtração geralmente têm uma grande concentração de cloro, que ao longo do tempo poderia prejudicar o perfeito funcionamento da bomba de calor com a passagem de água com alto teor de cloro por ela.

O dimensionamento da potência necessária para aquecer a piscina de forma satisfatória irá depender do volume da piscina, área e localização externa ou interna. Poderá ser instalada em bateria ou não, conforme dimensionamento necessário.

Nem todo lugar o sistema é recomendado

Por aproveitar o calor do ambiente, o aquecimento de piscina por bomba de calor é a solução ideal para o clima do Brasil. Mas nas regiões muito frias deve-se tomar cuidado, pois por trocar calor com o ar, sua eficiência cai muito quando a temperatura ambiente é abaixo de 10ºC.

Nesta situação as serpentinas do equipamento (evaporadores) congelam e evitam a circulação do ar, e assim torna prejudicial a troca de calor.

As temperaturas de uso recomendadas para piscinas Climatizada entre 26 e 28 °C e para piscina Térmica ou SPA entre 30 e 32 °C

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br
RSO Assessoria
Atitude do Brasil