AQUECIMENTO DE PISCINA POR BOMBA DE CALOR

bomba calor

O aquecimento de piscina é uma solução para quem deseja aproveitá-la o ano todo. Os modelos mais usuais de aquecimento são:

  • Aquecimento de piscina por bomba de calor
  • Aquecimento de piscina elétrico
  • Aquecimento de piscina a gás
  • Aquecimento de piscina à lenha ou a óleo
  • Aquecimento de piscina por placas solares

No caso de aquecimento de piscina por bomba de calor, ou seja por meio de equipamento híbrido, que funciona de maneira similar, porém inverso, a um ar condicionado, ou seja, ele transfere o calor natural do ar para a água.

Como funciona o sistema de aquecimento de piscina

O sistema funciona captando o ar e passa o ar por uma serpentina que contém gás proveniente de um compressor, onde ao passar por esta serpentina o ar eleva a temperatura do gás que por sua vez chega a um trocador de calor que transfere seu calor para a água. Após isso o ar sairá gelado da bomba de calor.

O sistema é considerado limpo, pois não libera poluentes no ar, o mesmo demanda energia elétrica, para funcionar o compressor, porém o calor que aquece a água provém do ar que circula na bomba de calor por intermédio de ventiladores.

O sistema utiliza o calor do ar e gera economia de 30 a 35% em relação ao sistema elétrico.

A instalação demanda de um profissional habilitado, que realize um projeto completo, analise o impacto no sistema elétrico,

Dimensionamento e instalação

O circuito fechado deve ser separado do circuito de filtração para haver a autonomia entre sistemas. Outro motivo é o aumento a vida útil da bomba de calor, pois os sistemas de filtração geralmente têm uma grande concentração de cloro, que ao longo do tempo poderia prejudicar o perfeito funcionamento da bomba de calor com a passagem de água com alto teor de cloro por ela.

O dimensionamento da potência necessária para aquecer a piscina de forma satisfatória irá depender do volume da piscina, área e localização externa ou interna. Poderá ser instalada em bateria ou não, conforme dimensionamento necessário.

Nem todo lugar o sistema é recomendado

Por aproveitar o calor do ambiente, o aquecimento de piscina por bomba de calor é a solução ideal para o clima do Brasil. Mas nas regiões muito frias deve-se tomar cuidado, pois por trocar calor com o ar, sua eficiência cai muito quando a temperatura ambiente é abaixo de 10ºC.

Nesta situação as serpentinas do equipamento (evaporadores) congelam e evitam a circulação do ar, e assim torna prejudicial a troca de calor.

As temperaturas de uso recomendadas para piscinas Climatizada entre 26 e 28 °C e para piscina Térmica ou SPA entre 30 e 32 °C

Comentários do Facebook
Ronaldo Sá Oliveira
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 243 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br