4 DICAS PARA COLOCAR SEU CONDOMÍNIO EM ORDEM
Home / Administração e Gestão / Administração / 4 DICAS PARA COLOCAR SEU CONDOMÍNIO EM ORDEM
condomínio

4 DICAS PARA COLOCAR SEU CONDOMÍNIO EM ORDEM

FFS Gestão Condimial

O fim do ano esta chegando onde serão necessárias os pagamentos de taxas extras aos funcionários do condomínio, impostos e renovar contratos.

Se você síndico, temos quatro dicas para que começar o próximo ano com o pé direito.

Confira:

  1. Faça uma retrospectiva

Se você esteve no vermelho o ano todo, não é em dezembro que a situação iria melhorar. Mas, como se diz, é preciso aprender com os erros. Olhe suas contas, gastos e compras ao longo do ano e analise o que fez de errado, como poderia fazer melhor e o que não funcionou na prática e precisa ser descontinuado.

Planeje as ações do seu condomínio e crie um plano de manutenção com todos os sistemas de seu edifício, por exemplo as despesas necessárias que irão ocorrer daqui 10 anos necessitam ser rateadas na quantidade de tempo que falta e feita uma reserva para manutenções devem ser feitas, para que não sejam necessários rateios, obras emergenciais ou postergação, pois em todos estes casos o condomínio tende a desvalorizar por não estar em ordem.

  1. Reduza despesas

Agora que já analisou as contas do condomínio , reduza tudo que for possível, corte o que não precisa e negocie melhores preços com fornecedores, mas isto não quer dizer dispense os bons e contrate o mais barato, o que deve ser analisado é o desempenho frente ao investimento, as vezes um fornecedor com um valor maior, mas que apresente soluções melhores e seja um real parceiro representa o melhor a se manter. Não tenha medo de ser transparente com eles, mostre a real situação e seja claro com o que precisa para continuar comprando.

  1. Atente-se aos funcionários e processos

Depois de reduzir os custos nas contas, olhe com esta visão para o que o condomínio necessita para estar em ordem e valorizar o patrimônio de todos os moradores, que confiaram em você e o elegeram seu representante, sendo você sindico profissional ou não, analise sua gestão e seus funcionários.

Veja se os processos estão funcionando em capacidade máxima, se todos os cargos são necessários ou se alguém precisa ser remanejado para ajudar em outro setor em que seja mais útil, ou os gargalos onde um ajuste possa diminuir gastos desnecessários, as vezes até mesmos aumentando o quadro, terceirizando ou criando soluções de informática, os processos podem ser melhorados e os custos finais para cada tarefa diminuídos.

Sistematize o que for possível, não analise tudo como gasto e sim como investimento, e aqui a CONDOMÍNIO EM ORDEM, se coloca mais uma vez como seu aliado, pois nosso objetivo é passar conhecimento técnico, o qual e necessário para que você saiba contratar bem, nosso ideal não é torna-lo um engenheiro e nem lhe ensinar a fazer um trabalho de engenheiro ou arquiteto ou advogado, mas ter conhecimento para saber se o que lhe está sendo proposto faz sentido com as normas, leis e definições do mercado sobre os temas.

  1. Planeje-se para o futuro do condomínio

Analisando o ano que passou, fica mais fácil planejar os próximos.

Então, se prepare para o futuro, trace metas com base na realidade que viu e organize-se para melhorar o quem pela frente, crie ferramentas e indicadores, que possam contribuir com sua gestão, e gerar informações para a melhoria do planejamento dos próximos períodos.

Assim como a passagem de seu cargo ou manutenção do mesmo, pois um sindico que valoriza o patrimônio de todos, atende as legislações, realiza seu trabalho com transparência e exatidão, caso deseje pode ter isto como profissão ou contribuir com seus amigos vizinhos de forma gratuita (ou não) por um longo período.

Comentários do Facebook
FFS Gestão Condimial

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

TRAGÉDIAS EM CONDOMÍNIOS

TRAGÉDIAS EM CONDOMÍNIOS, NÃO SÃO POR FALTA DE NORMAS

O FATO SE REPETE Mais uma tragédia ocorre no Brasil, envolvendo edifício residencial, desta vez …

Atitude do Brasil
RSO Assessoria