INSPEÇÃO PREDIAL, PERIODICIDADE EM CONDOMÍNIOS

INSPEÇÃO PREDIAL

A inspeção predial é imprescindível e partindo do princípio que as intemperes do tempo e a realização das manutenções periódicas influenciam diretamente no estado de conservação dos sistemas, os intervalos podem variar, mas em média o a inspeção predial que hoje se tornou indispensável em edifícios, por ser uma ferramenta para avaliar a situação da estrutura, funcionamento de elevadores, para raios, e todos os sistemas do edifício, os quais necessitam ser constantemente avaliados.

Em uma inspeção predial o objetivo é garantir, a segurança, habitabilidade e conforto dos moradores, que contam com sistemas em ordem para seu uso, assim como a garantia do valor de seu patrimônio, como já abordamos em nosso artigo SINDICO GESTOR DE MILHÕES DE REAIS.

Para a realização deste serviço a forma adequada e no tempo correto é preciso seguir as orientações contidas nas normas e documentos de entidades reconhecidas sobre o assunto. Como as mesmas não definem a periodicidade das mesmas, vamos propor aquilo que é bom senso na sociedade técnica, e que poderá balizar os síndicos para a tomada de decisões, lembrando a tempo que as mesmas têm uma das funções a implementação de um plano de manutenção em conformidade com a ABNT NBR 5674, a qual o profissional que executar a primeira, poderá ajustar estes valores tomando como base outros fatores que podem influenciar nos valores propostos aqui.

  • Para condomínios e edifícios com construções de até 15 anos de existência, o ideal é realizar a inspeção predial a cada 5 anos; e se em local de grande impacto do meio ambiente como praias por exemplo 3 anos.
  • Para condomínios e edifícios com construções entre 15 e 30 anos de existência, o ideal é realizar a inspeção predial a cada 2 anos;
  • Para condomínios e edifícios com construções acima de 30 anos de existência, o ideal é realizar a inspeção predial anualmente.

A inspeção predial deve ser executada sempre por um profissional habilitado, engenheiro ou arquiteto, onde a presença do síndico ou zelador do condomínio é indispensável.

Todos sabem que o custo deste serviço não é pequeno, e portanto se torna indispensável o planejamento das mesmas e montagem de uma reserva financeira, pois se não o fizer, sempre haverá enorme desconforto no momento da contratação, pois muitos entendem como gasto e não como investimento, e isto é errado, portanto busque uma ideia de valor e efetue um fracionamento do valor, conforme as propostas de intervalos e deste modo você terá o valor para realização deste serviço essencial, sem brigas internas, este serviço poderá ser a diferença entre a boa e a má gestão do serviço do sindico, pois o investimento, tende a valorizar o imóvel e deixa-lo sempre em ordem.

Mas além destas inspeções prediais, IMPLANTE A VERIFICAÇÃO ROTINEIRA E DIMINUA OS GASTOS, pois a mesma não demanda profissionais habilitados atendimento a toda a legislação e normalização vigente, pois não demanda de amplo conhecimento de engenharia, podendo ser realizada pelo seu zelador, o qual constantemente deverá caminhar por todo o edifício, e quando identificar uma infiltração, mofo, fissura, curto circuito, fumaça ou algo do tipo, tome ações imediatas, e se necessário chame o especialistas, pois na maioria das vezes o reparo imediato no início do problema  representa uma grande economia ao condomínio, e evite medidas paliativas ou “gambiarras”, pois elas trazem uma sensação de problema resolvido e na verdade o mesmo somente tende a crescer e custar mais caro o conserto.

Comentários do Facebook
RSO Assessoria
Ronaldo Sá Oliveira
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 238 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br