COMO CONTRATAR REPARO EM IMPERMEABILIZAÇÃO
Home / Gestão da Manutenção / Impermeabilização e Estanquiedade / COMO CONTRATAR REPARO EM IMPERMEABILIZAÇÃO
IMPERMEABILIZAÇÃO

COMO CONTRATAR REPARO EM IMPERMEABILIZAÇÃO

Nos casos onde a manifestação já é aparente, não se faz necessária a contratação de um especialista para elaboração de um ” laudo”, mesmo por que o fato já é consumado, e de nada vai adiantar um documento para identificação de causa e proposição de contratação de um outro profissional, portanto vamos direto ao passo da solução do problema onde este sim demanda iniciar pela contratação de uma empresa de projeto especializada em impermeabilização e uma executora do serviço de impermeabilização que seja idônea, de qualidade e confiança, com estabilidade financeira e referências de serviços feitos, e que possua um profissional habilitado para o planejamento e gestão dos serviços e das regras de segurança do trabalho que exigem.

Execute cotações com base em um projeto e com um escopo do trabalho com a com identificação das áreas a serem atendidas, o que deve ser feito, quais sistemas, técnicas e produtos serão usados e analise as propostas técnicas e contrate a melhor solução e não o menor preço simplesmente. e lembre-se do que já dizemos em nosso outro artigo NEM SEMPRE CONTRATAR O MENOR PREÇO É CONTRATAR O MAIS BARATO

Exija a assinatura de um contrato de serviços, com cláusulas bem definidas, responsabilidades, garantias etc. e do aplicador que fará a execução do serviço, e para que possa ter direito a garantia a empresa deve informar todas as condições para manutenção. Furos e reformas em áreas impermeabilizadas que não são refeitas levam à perda de garantia.

A duração do serviço também varia muito. Vai de acordo com a área, tipo de produto, incidência de chuva, das imposições de interdição da área pelo condomínio (áreas onde há muita circulação de gente ou automóvel).

 

Qual melhor solução usar para impermeabilizar uma área?

A escolha do produto, também indicada no projeto, deve levar em consideração o tipo de área em que será aplicado, a condição atual e o acesso ao local, o tipo de impermeabilização usada atualmente e que seja de um fabricante que ofereça assistência técnica. Desempenho ao longo do tempo e custos também não podem ser esquecidos.

Os produtos variam muito de acordo com a área. Por exemplo, manta asfáltica é indicada para grandes áreas, já argamassa polimérica ou sistemas cimenticios são apropriados para áreas molhadas (banheiros, áreas de serviços e reservatórios).

Mas uma coisa é certa os produtos devem atender às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) referente ao sistema de impermeabilização escolhido (cada sistema tem uma norma específica). O fabricante é obrigado a trazer essa informação na embalagem, fuja de soluções mirabolantes de produtos não normalizados.

 

A Prevenção é a solução para evitar problemas futuros

Para evitar que problemas de manutenção, quaisquer que sejam, se agravem e tenham que ser feitos a toque de caixa sem tempo de planejar e fazer um fundo de obras para este fim, condomínio deve ter um programa de manutenção preventiva que englobe todas as suas áreas, estabeleça um cronograma de previsão de realização das manutenções e faça a arrecadação financeira – na forma de fundo de obras – sem impactar tanto o bolso do condômino.

É da cultura brasileira pensar no problema depois que ele aparece e, muitas vezes, provocando extenso prejuízo. A ação preventiva de manutenção ou de reforma geral é uma necessidade de natureza técnica

Tenha uma parceria com uma empresa ou profissional habilitado, caso não possua conhecimento técnico para isto e realize verificações periódicas no edifício (não só impermeabilização) para que todos os problemas sejam identificados em sua fase inicial, reduzindo custos de obras de correção.

No que diz respeito à impermeabilização, a dica é ficar atento não somente aos sinais de que é hora de fazer a manutenção, mas também ao vencimento do prazo de vida útil dos sistemas.

 

Principais normas técnicas do sistema:

ABNT NBR 9685, ABNT NBR 9686, ABNT NBR 9687, ABNT NBR 9910, ABNT NBR 9690, ABNT NBR 9575, ABNT NBR 11797, ABNT NBR 11905, ABNT NBR 13121, ABNT NBR 13321, ABNT NBR 13724, ABNT NBR 15352, ABNT NBR 15414, ABNT NBR 8521, ABNT NBR 9574 e ABNT NBR 9952

 

 

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

infiltração

INFILTRAÇÃO ATENÇÃO A ELA POIS CAUSA DANOS A ESTRUTURA

A infiltração é um dos maiores problemas que ocorrem nas construções. Muitas vezes começam como manchas nos …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil