MANUTENÇÃO PREDITIVA, CONHEÇA SUAS VANTAGENS
Home / Gestão da Manutenção / MANUTENÇÃO PREDITIVA, CONHEÇA SUAS VANTAGENS
preditiva

MANUTENÇÃO PREDITIVA, CONHEÇA SUAS VANTAGENS

Vantagens da preditiva

Somente para alinhar quem não conhece o conceito, manutenção preditiva pode ser resumida de forma livre como sendo um conjunto de programas especiais baseado em análise e medição de vibrações, termográfica, análise de óleo, etc. que se orientados para o monitoramento de máquinas e sistemas de seus edifícios com a finalidade de  prever as falhas e detectar mudanças ou sinais que demandam manutenção com a antecedência necessária para evitar quebras, desmontagens e remontagens para inspeção sem necessidade, maximizando a vida útil de equipamentos e reduzindo os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação e consequente problemas maiores, diminuindo gastos como a manutenção corretiva e aumentando a segurança do condomínio.

Além dos aspectos de qualidade e valorização de seu patrimônio, o aspecto financeiro contribui muito para o reconhecimento de uma ótima gestão de um sindico, pois, a mesma evita danos futuros aos sistemas pois custa mais caro consertar do que manter.

A economia pode chegar em até 30% do valor total do investimento com novas maquinas.

Temos consciência que muitos condomínios, que já se encontram em fase de degradação constante, necessitando de reformas em que os custos da manutenção corretiva superam aqueles recursos que poderiam ter sido provisionado ao longo do tempo, sendo essencial estabelecer um programa de gestão da manutenção, ABNT NBR 5674, que ao mesmo tempo em que reponha os sistemas deteriorados, preserve a vida útil dos edifícios por meio de serviços periódico e programados.09

A manutenção preditiva visa a redução de custo, ou seja, vem ao encontro daquilo que todo condomínio necessita e busca constantemente.

 

Alguns tipos de preditivas

Para seu conhecimento, segue alguns dos tipos mais usuais em condomínios e suas definições

Análise de Vibração

 

Considerada uma das principais técnicas de Manutenção Preditiva, devido a gama de informações que se pode detectar na sua aplicação. Onde é possível diagnosticar em equipamentos rotativos problemas como desalinhamento, desbalanceamento, empenamento de eixo, folga, problemas em acoplamento e correias de transmissão, deficiência de lubrificação, rolamentos danificados ou com montagem inadequada, problemas elétricos em motores.

 

Termográfica

 

Técnica que utiliza raios infravermelhos para medir ou observar padrões de distribuição de temperatura, a fim de adquirir informações sobre a condição operacional de componentes, equipamentos ou processos.
Ferrográfia Monitoração do desgaste de máquinas por meio de amostras de lubrificante (óleo ou graxa). Além de analisar as propriedades físico-químicas do fluído, as partículas de desgaste encontradas na amostra são analisadas e, em seguida, são identificados os tipos de problemas existentes e quais providências a equipe de manutenção deve tomar.
Ultrassom Industrial Através de equipamento que converte sons de alta frequência em sons audíveis pelo ser humano, a técnica permite detectar problemas como vazamentos em linhas de ar comprimido e outros gases, deficiência de lubrificação, problemas elétricos em média e alta tensão, problemas de válvulas em linha de vapor etc.
Alinhamento de Eixos e Polias a Laser e Balanceamento em Campo As técnicas permitem reduzir o tempo de parada para correção do desbalanceamento e desalinhamento, além de reduzir a necessidade de recursos humanos e financeiros.

quen

Fotos: Dataway

 

Implemente ações preditivas

Lembre-se seu condomínio possui dezenas de bombas, motores, máquinas, componentes mecânicos, sistemas elétricos, elevadores, painéis elétricos, cabine primaria, sistemas de SPDA, onde o sistema preditivo pode ser muito útil e aplicável.

Mas o conceito pode ser aplicado em outros sistemas, de modo a antever o estado de desempenho e se o mesmo ainda é satisfatório, e quanto estiver próximo de uma falha, onde os custos de reparo ainda serão muito menores.

Como sempre recomendamos, os condomínios que queiram aumentar a vida útil de seus sistemas e reduzir seus custos, que os mesmos necessitam estar em dia com a manutenção e constantemente avaliar as condições desses sistemas, o que requer um trabalho minucioso de coleta e análise de dados.

Cada tipo de manutenção (manutenção corretiva, preventiva e preditiva) possui sua finalidade, mas a preditiva, é a única onde é possível antecipar as necessidades de intervenção nos sistemas de seu condomínio, monitorando os sistemas e motores, equipamentos e deste modo evitando paradas por quebras ou aparecimento de manifestação patologias (problemas no edifício), o que reduz custos e traz vantagens para que seu condomínio esteja em ordem.

Implemente as manutenções preditivas em seu plano de manutenção e economize para seu condomínio.

 

 

 

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

crise financeira

O IMPACTO DA CRISE FINANCEIRA NA GESTÃO DOS CONDOMÍNIO

Não há como negar a percepção do mercado de administração de condomínios, do impacto que …

Atitude do Brasil
RSO Assessoria