SÍNDICA VIP HOMENAGEAMOS A BOA GESTÃO TÉCNICA
Home / Administração e Gestão / Administração / SÍNDICA VIP – A CONDOMÍNIO EM ORDEM HOMENAGEIA A GESTÃO TÉCNICA
síndica vip

SÍNDICA VIP – A CONDOMÍNIO EM ORDEM HOMENAGEIA A GESTÃO TÉCNICA

PORQUE VIP

A profissão de síndico, nem sempre recebe o reconhecimento face a sua responsabilidade e gestão de passivos a qual está atrelada, nos últimos anos a CONDOMÍNIO EM ORDEM compila uma série de informações relevantes e compôs um time de COLUNISTAS de primeira linha, para trazer aos síndicos, administradores e moradores em condomínio, informações em uma linguagem apropriada dos pontos necessários para uma boa gestão e manutenção do patrimônio.

Não é incomum nos depararmos com condomínios, que tratam alguns assuntos com maestria, mas ignoram alguns pontos, e como já descrito, em nossa teoria, a gestão de condomínio é composto de ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS, JURÍDICOS e TÉCNICOS, onde o último desta lista é o mais negligenciado, apesar de trazer o maior impacto na valorização ou não do imóvel.

Diante destas colocações iniciais, vamos homenagear FABIANA SANTOS,  sindica profissional a qual implementou e mantem controle efetivo das ações técnicas, além das outras ações comum que os demais fazem com maestria, criando um diferencial em sua gestão que contribui com o alto grau de satisfação nos condomínios a qual está à frente em sua gestão profissional.

MONTAGEM DA CARREIRA

Sua carreira se iniciou com a de muitos, tomando funções internar e voluntarias em condomínios, em respectivos conselhos internos, sub sindicâncias, até chegar a posição de sindica voluntária, onde com sua visão dos pontos que gostaria de aprimorar, buscou  conhecimento em uma escola para síndicos profissionais de primeira linha, aqui já deixamos nossa primeira análise positiva, pois atualmente o mercado há diversas verdadeiras FÁBRICAS DE CERTIFICADOS, após passar pelos 3 módulos,  nossa homenageada tomou ciência do impacto e importância da gestão técnica do empreendimento e para isto se valeu de um ASSESSORAMENTO TÉCNICO, provando a muitos que custear um profissional técnico  para a assessorar na tomada de decisões contribuir para melhores escolhas, economia e VALORIZAÇÃO DO CONDOMÍNIO.

Uma das vantagens identificadas foi com a melhoria na agilidade das ações junto as construtoras, para solicitações de reparos em garantia, pois os questionamentos passam a ser técnicos e em linguagem apropriada, com os departamento de assistência técnica.

ASSESSORAMENTO TÉCNICO

Na busca do aprendizado continuado, e frente as dificuldades identificadas, nossa homenageada, recorreu a curso para entendimento dos pontos a serem observados, nas solicitações de reforma, em conformidade com a ABNT NBR 16280,  a qual demandam análises das solicitações com critérios para liberação do início das reformas, de modo que as mesmas não gerem passivos ou problemas ao condomínio e demais condôminos.

Com base em seu assessoramento técnicos, conhecimentos galgados em cursos de primeira linha, convivência em condomínios, e nossos artigos na CONDOMÍNIO EM ORDEM, como descreve nossa homenageada,  houve a implementação do plano de manutenção em conformidade com a ABNT NBR 5674, alinhado as diretrizes da construtora descritos no manual de uso e manutenção, garantindo o direito a questionamentos a construtora sobre os  sistemas, solicitações de reparos em garantia e manutenção do edifício de forma planejada, o qual hoje mantem seu valor de patrimônio resguardado.

PLANO DE MANUTENÇÃO

O plano de manutenção contribui para solução de outros problemas como o controle de estoque de material, por exemplo, lâmpada para reposição, e criação de parcerias, pois não haviam cadastros em lojas especializadas e as compras eram feitas no depósito da esquina no bairro com custos maiores para as emergências pontuais.

Atualmente todo o sistema de manutenção está em dia, com o plano e os registros das atividades realizadas, cadastradas em ordens de serviço e  armazenadas de forma eficiente, além de planilhas de controle que garantem  monitoramento das ocorrências em cada equipamento e sistema, pois com as ações preventivas,  a quantidade de reparos emergenciais, diminuiu significativamente, contribuindo para planejamento e cotações mais inteligentes, controladas e com economia direta nas compras.

Um dos exemplos mencionados, foi a renovação do AVCB que estava vencido há mais de um ano e que foi aprovado na primeira vistoria do bombeiro.

 

ACOES IMPLEMENTADAS

A segurança do condomínio também passou por uma grande mudança, onde o sistema de CFTV de  47 câmeras somente na área perimetral e diversos pontos cegos, passou para 289 câmeras  incluindo Halls de serviços das torres, áreas de lazer e perímetro. Além da unificação do sistema de Biometria que anteriormente eram dois sistemas, onde haviam conflitos além da necessidade de duplicidade de cadastro, atualmente o sistema gerencia todos, inclusive para acesso às áreas de lazer como academia, espaço zen, brinquedoteca.

Houve a implementado do sistema de porta giratória nas entradas do condomínio evitando o carona. Todas estas ações, ocorreram com base de critérios técnicos, os quais possibilitou identificar a melhor solução completa, mudando o paradigma do mercado de simplesmente analisar os valores das propostas, e somente foi possível com assessoramento técnico e envolvimento direto da síndica na busca de soluções do mercado, que possam melhorar os serviços,  promover economia, ou manutenção dos valores com melhores serviços.

A organização Geral do Condomínio passou a ter registro de todos os itens e sistemas, onde pelo resgate das notas fiscais e serviços que foram realizados, foi possível identificar cada sistema, por exemplo, as bombas, passaram a ter   identificação individual, garantindo que os  registros das intervenções em cada uma, manutenção preventiva e peças se foram trocada.

Junto a construtora mesmo sabendo que alguns itens já tinham perdido a garantia FABIANA SANTOS conseguiu reverter para o condomínio a troca das portas de entrada de todas os halls sociais, aonde por meio da apresentação das notas da manutenção realizada, conforme plano, mantinham os problemas que descritos pelo assessoramento técnico.

Junto a construtora o trabalho vem sendo constante, porém todos os itens estão sendo realizados, mesmo os que teoricamente estão fora de garantia.  Onde por exemplo o vestiário masculino após 3 desentupimentos realizados por empresas especializadas FABIANA SANTOS solicitou junto a construtora a intervenção a qual cedeu após a comprovação de manutenção onde o problema no sistema retornava. Após a intervenção da construtora ficou  comprovado um problema na curva da prumada que ocasionava os entupimentos constantes, ou seja um vício oculto o qual foi resolvido sem gastos ao condomínio.

Por todas estas ações, e por possuir um plano de manutenção, controle de reformas aderentes as normas e dedicação com resultados mensurados, homenageamos a síndica FABIANA SANTOS, nossa sindica VIP, pela CONDOMÍNIO EM ORDEM.

E você, vai continuar a dizer que assessoramento técnico é gasto desnecessário, pense nisto, e siga o exemplo de nossa homenageada, a qual comprovou que com investimento correto, a economia no condomínio é representativa e os custos globais passam a ser menores, galgando vitórias profissionais e sendo disputada no mercado por outros empreendimentos, para atuar como síndica profissional.

 

  “Para a FFS Gestão Condominial administrar um condomínio é muito mais do que arrecadar e pagar contas. É conciliar pessoas, proporcionar lazer, resolver conflitos e valorizar o patrimônio de todos.”

FABIANA SANTOS

 Possui MBA em gestão empresarial, controladoria e formada como síndica profissional.

fabiana@ffsgestaocondominial.com.br

(11) 2639-1427

 

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

TRAGÉDIAS EM CONDOMÍNIOS

TRAGÉDIAS EM CONDOMÍNIOS, NÃO SÃO POR FALTA DE NORMAS

O FATO SE REPETE Mais uma tragédia ocorre no Brasil, envolvendo edifício residencial, desta vez …

Atitude do Brasil
RSO Assessoria