A CHUVA DE EVENTOS E CURSOS PARA SÍNDICOS
Home / Administração e Gestão / Administração / A CHUVA DE EVENTOS E CURSOS PARA SÍNDICOS
EVENTOS

A CHUVA DE EVENTOS E CURSOS PARA SÍNDICOS

Nos últimos anos a profissionalização da função de sindico, ou busca no aprimoramento da gestão dos voluntários, tem ganho maior visualização no mercado e se tornando um grande nicho em cursos e eventos.

A conscientização da necessidade de conhecimento para melhoria da gestão sem duvida se tornou mais clara e com isto muitos eventos e cursos sobre estes temas tem sido criado e atraído este público em busca do aprendizado.

O tripé da gestão de condomínios

Temos participado de muitos deles, as vezes como ouvintes, outras vezes como palestrantes, mas há uma percepção que gostaria de compartilhar para que esta oportunidade de melhoria do setor, não se desgaste em pouco tempo, trazendo retrocessos ao mercado, que após muitos anos sendo tratado de forma amadora, não pode perder a oportunidade de aprimoramento.

A gestão de condomínios sempre passa pelo tripé, ADMINISTRATIVO, JURÍDICO e ENGENHARIA, sendo que os temas administrativos e jurídicos, sempre estão em destaque e o enfoque “RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DO SÍNDICO”, parecendo um mantra entre os eventos, os quais em sua maioria relegam o tema ENGENHARIA a apresentações secundárias de alguns minutos.

Gostaríamos de lançar uma reflexão, a gestão administrativa e atendimento a legislação, são obrigações que jamais devem ser ignoradas ou negligenciadas, mas o tema ENGENHARIA esta atrelada a valorização ou no mínimo na manutenção dos valores do patrimônio do bem que o síndico administra.

Desta forma esclarecemos a tempo que este tema pode contribuir para a valorização do patrimônio, pois os demais no máximo poderão manter os bens em seus valores de mercado ou promover desvalorização por conta de passivos ou negligencias.

 

O mais do mesmo

Infelizmente os temas de engenharia, em sua maioria são remetidos a TENHA UM ASSESSORAMENTO TÉCNICO, mas em nosso entendimento, o tema necessita de uma maior relevância no aprendizado e profissionalização na gestão dos empreendimentos, não que tenhamos que tornar síndicos em engenheiros, mas que os mesmos possam ter acesso a um conhecimento básico dos sistemas e das boas práticas de gestão das manutenções e reformas para que o patrimônio que administra, possa se manter seguro e valorizado e deste modo o profissional possa ser reconhecido pelo trabalho que desempenha, galgado em valores factíveis de ganhos de capital do bens dos moradores.

Recomendamos que da próxima vez que for realizar um investimento em cursos, workshop ou eventos voltados a gestão, analise a grade, seus palestrantes, pois ouvir em todo evento, sempre a mesma coisa de que síndico responde civil e criminalmente por ações realizadas ou por negligencia na realização, após 3 horas de evento, talvez não seja a melhor maneira de melhorar a gestão e valorização do patrimônio de quem lhe confiou o bem de maior valor financeiro de suas vidas confiando em sua gestão.

Em outro artigo, já havíamos mencionado sobre a FÁBRICA DE CERTIFICADOS DE SÍNDICOS PROFISSIONAIS, onde o conceito é quase o mesmo para eventos, onde captar recursos e consumir seu tempo, sem que demonstrem as ações necessárias para melhoria da gestão das manutenções e das reformas dos empreendimentos devessem ter uma relevância maior, visando a melhoria dos empreendimentos e consequente valorização ou no mínimo a manutenção de seus valores. Sempre alinhado ao que há de atual e dito por quem entende do assunto.

Eventos gratuitos

Outra forma de atração que tentamos esclarecer que não é bem como se imagina, são os eventos gratuitos, que na verdade em sua maioria possuem um forte apelo de vinculação de venda de produtos e serviços atrelados, e que muitas vezes, o que se diz, nestes eventos esta mais do que divulgado em redes sociais, ou seja, será que vale a pena investir tempo para que no máximo que obtenha seja mala direta posterior ou venda de serviços.

Para quem já visitou os grandes parques sabe que após uma apresentação, na saída sempre você estará em uma loja de souvenir, está analogia é válida para alguns eventos gratuitos.

 

Palestrantes despreparados

A ideia não é criticar pessoas, mas deixar um exemplo de um evento onde o palestrante discursava sobre um tema, o qual atuamos fortemente no desenvolvimento, e qual foi a surpresa ao nos deparar com diversos slides com textos, fotos e discursos os quais foram retirados de artigos que publicamos em diversos canais, onde a CONDOMÍNIO EM ORDEM divulga seu conteúdo ou seja o palestrante simplesmente fez uma pesquisa na internet para criar a apresentação e levar aos ouvintes, posicionamentos prontos, sem o respectivo conhecimento para responder os questionamentos posteriores a apresentação.

Mas não podemos deixar de mencionar a respeito de alguns palestrantes de alguns eventos, que em uma pesquisa rápida em internet, em alguns casos é fácil identificar que respondem por enormes processos por desvio de dinheiro, negligencia em suas atuações em gestão de patrimonios e que identificaram a oportunidade de em fazendo eventos repetitivos em seus conteúdos como fonte de receita, e não como oportunidade de melhoria do setor.

Conclusão

Temos uma preocupação real com este setor e acreditamos que nosso papel seja levar conhecimento técnicos aos gestores de condomínio, ou seus moradores, para que possam cobrar de seus fornecedores as ações necessárias para uma boa gestão e consequentemente promover a valorização de seus patrimônios e deixamos o alerta para que não gastem seu tempo em dinheiro em coisas que não agreguem conhecimento real. e que não estamos generalizando somente alertando aos síndicos sobre os pontos e mazelas sobre este tema.

 

 

 

 

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

GERENTE DE CONDOMÍNIO OU ZELADOR, CONHEÇA A DIFERENÇA

Atualização do mercado Com a profissionalização da sindicância, os condomínios passam por mudanças e boas …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil