GESTÃO DE SUCESSO, DEMANDA ATENDIMENTO A DIVERSOS ASPECTOS

GESTÃO CONDOMINIAL

Qual o segredo para uma gestão de sucesso? Na nossa opinião é um conjunto de boas práticas que ajuda os condomínios a melhorar seus resultados e valorização do patrimônio dos moradores.

Aspectos gerenciais:

  • Ter conhecimentos sobre o Código Civil, principalmente no que concerne aos condomínios.
  • Ter domínio sobre o conhecimento da Consolidação das Leis do Trabalho (C.L.T.).
  • Ter conhecimentos específicos ou noções básicas sobre administração de empresas.
  • Ter noções de Organização & Métodos.
  • Ter noções básicas do uso de computadores.

Aspectos relacionados aos recursos humanos:

  • Ter aptidão e disposição para o trabalho de equipe.
  • Ser motivador no ambiente de trabalho (clima organizacional).
  • Ter habilidades na mediação de conflitos e resolução de problemas.
  • Ter habilidades de comunicar-se com os demais (ouvir e ser ouvido por empregados e, principalmente, moradores).
  • Ter capacidade de ser reconhecido como líder entre os moradores.

Aspectos relacionados a conhecimento técnico do edifício

  • Conhecimento de suas responsabilidades
  • Conhecimento dos sistemas
  • Gestão das manutenções de todos os sistemas
  • Gestão das garantias
  • Gestão das reformas que ocorrem no empreendimento

Aspectos relacionados à legislação condominial e correlatos:

  • Ter conhecimento da Lei dos Condomínios (Lei 4.591/64).
  • Ter conhecimento da Convenção do Condomínio.
  • Ter noções básicas de orçamentos (previsão orçamentária).

Aspectos relacionados à área financeira e bancária:

  • Entender de movimentação de contas bancárias (extratos, recibos, depósitos, boletos, etc.).
  • Ter noções básicas sobre aplicações de recursos financeiros (Poupanças, rentabilidade, juros, etc.).

Aspectos relacionados às aptidões de chefia e liderança:

  • Ter pleno conhecimento do Regimento Interno do Condomínio (direitos e deveres dos moradores).
  • Deve ser uma pessoa preparada para chefiar outras pessoas (empregados do condomínio).
  • Ter noções básicas de segurança (contra sinistros).
  • Ter aptidão e sensibilidade para recrutar e selecionar pessoas.

Aspectos relacionados à matemática básica e à contabilidade elementar:

  • Ter conhecimentos básicos de aritmética (fazer contas de matemática simples).
  • Ter conhecimentos elementares (básicos) de contabilidade (débitos/créditos, entradas/saídas, saldos).

Aspectos relacionados à mediação de conflitos:

  • Síndico/Administrador deve ser um facilitador e não um complicador (defensor dos interesses da coletividade e dos moradores).
  • Síndico/Administrador precisa dar o exemplo do cumprimento de normas (internas e externas).

Aspectos relacionados às rotinas burocráticas:

  • Ter afinidade com o manuseio de documentos e procedimentos burocráticos.
  • Ter conhecimento do Código Civil e de suas implicações;
  • Ter conhecimento do Código de Defesa do Consumidor;
  • Ter conhecimento do Regulamento Interno;
  • Possuir CPF regular junto à Receita Federal.

 

Comentários do Facebook
Ronaldo Sá Oliveira
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 239 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

1 Trackback / Pingback

  1. reforma trabalhista e seu impacto nos condomínios

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.