O IMPACTO DA LIMPEZA DO CONDOMÍNIO NA SAÚDE
Home / Administração e Gestão / O IMPACTO DA LIMPEZA DO CONDOMÍNIO NA SAÚDE DOS CONDÔMINOS
limpeza

O IMPACTO DA LIMPEZA DO CONDOMÍNIO NA SAÚDE DOS CONDÔMINOS

FFS Gestão Condimial

Nem sempre o assunto limpeza de condomínios é tratado, em sua totalidade, onde as ações não devem ocorrer somente nas áreas onde o grande público possui acesso e visualização, constantemente nos deparamos em trabalhos de inspeção e manutenções em regiões de pouco acesso, que por anos, as até décadas nunca foram limpas ou arrumadas, as mesmas podem proliferar doenças, comprometer os sistemas dos edifícios e o desempenho dos diversos sistemas da edificação.

Atualmente muito se fala sobre as doenças decorrentes de falta de cuidado com este tema, como por exemplo as decorrentes do mosquito Aedes aegypti, que há anos tem causado problemas de saúde pelo país e piorou nos últimos anos. Agora, manter o condomínio limpo significa lutar contra um mosquito que se multiplica rapidamente e leva dezenas de pessoas a hospitais, causando diversos transtornos.

Razões para manter a limpeza no condomínio

Pelo mesmo motivo que mantemos a nossa casa limpa: bem-estar, saúde, sensação de dever cumprido e de organização, e o que mais um ambiente limpo nos traz de benefícios.

Mas além disso, manter um condomínio limpo, ou seja, as construções e áreas de utilização dos condôminos, significa ajudar na conservação das estruturas do condomínio.

Melhoria do desempenho dos sistemas e possibilidade de verificações rotineiras as quais são necessárias e que já debatemos em outros artigos.

Cuidados com a limpeza de condomínio

Deve-se levar em consideração a contratação de uma empresa especializada no assunto, pois quando o assunto é limpeza, todo mundo tem seu palpite e suas manias. Mas a limpeza correta de um condomínio não deve ser feita baseada em palpites e manias de limpeza doméstica. Se o seu condomínio não tiver condições de contratar uma empresa especializada, então o ideal é pesquisar muito bem como realizar a limpeza dele.

O uso de produtos especiais também deve ser levado em consideração. Só porque um determinado produto faz espuma, não significa que ele seja o ideal para a limpeza. Sem contar que, independentemente de seu estado, economia de água deve ser sempre uma constante. Portanto, a utilização de produtos adequados e em suas quantidades adequadas além de limpar corretamente ajuda a evitar o desperdício. Outra dica para evitar desperdícios, é utilizar uma máquina de água à pressão. Essas máquinas utilizam menos água e limpam com mais eficiência.

Outra dica importante é a organização. Ter um calendário e uma lista de tarefas é essencial para a otimização do tempo e para garantir a eficácia do trabalho realizado. Para melhor manter esse hábito, a sugestão é acrescentar isso no contrato na hora de contratar uma empresa ou equipe de funcionários para realizar a limpeza do condomínio.

Evitando a proliferação do mosquito

Temos que ter em mente que qualquer área com água parada é um criadouro de mosquito em potencial. Portanto, nesse quesito, a limpeza deve ser periódica. Onde não é possível retirar a água, como por exemplo, piscinas, chafarizes, lagos artificiais e ralos, deve-se sempre manter essas áreas com o nível de cloro em dia.

Pratos de plantas também podem receber água clorificada, mas adicionar um pouco de terra ou arreia também tem um grande efeito. Além disso, o prato deve ser lavado periodicamente e sua água clorificada e a porção de terra deve ser renovada a cada lavagem. Isso porque os ovos do aedes aegypti ficam aderidos na parede dos pratos e não na água. Limpeza periódicas das paredes e bordas das piscinas também devem ser feitas, pelo mesmo motivo.

Comentários do Facebook
FFS Gestão Condimial

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

TROCA

ADMINISTRADORA, SERÁ QUE CHEGOU A HORA DE TROCAR?

A escolha da administradora deve ser motivo de muita atenção por parte dos condôminos, sendo …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil