ELEVADORES, NÃO CORRA RISCOS DEVIDA A MANUTENÇÃO

elevadores

A falta de manutenção dos elevadores, principalmente em condomínios com mais idade, pode causar riscos os quais podem ser evitados com a aplicação de normas técnicas.

A negligencia na manutenção resulta em desconforto para os usuários e até ocorrências mais graves, apesar da existência de leis, em cada município, determinando a obrigatoriedade de alvará de instalação emitido pela Prefeitura e regras para conservação e inspeção de acordo com as normas da ABNT, além de penalidades nos casos de infração.

Embora o elevador seja considerado um meio de transporte seguro, de janeiro a julho de 2017 já foram registrados no País quatro casos de quedas e falhas que causaram a morte de usuários, onde esclarecemos a responsabilidade recairá sobre o sindico.

Para quem já ficou preso em um equipamento deste sabe que a experiência é assustadora, devido aos trancos e desníveis ou ruídos, estas falhas técnicas e mecânicas são mais comuns em prédios onde a manutenção é negligenciada, mas para que isto não ocorra, há normas especificas sobre a manutenção, as quais o seu prestador de serviço deverá respeitar, e isto é importante que esteja descrito com clareza em contrato.

Segundo o Sindicato das Empresas de Elevadores de São Paulo (Seciesp) cerca de 70% dos elevadores em uso no Brasil precisam de modernização, pois possuem cabines ultrapassadas e comandos de botões com algum tipo de problema, a troca dos quadros de comando eletromecânicos por comando micro processados, por exemplo, não só podem evita falhas técnicas, como ajuda a reduzir o consumo de energia em até 70%.

Os consertos e manutenções nos equipamentos são orientados pela norma ABNT NBR 16083:2012 – Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes — Requisitos para instruções de manutenção.

Elaborada pelo Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos, a qual especifica os elementos necessários para operações de manutenção de elevadores de passageiros, elevadores de cargas, elevadores de passageiros e cargas, monta-cargas, escadas rolantes e esteiras rolantes.

Já a ABNT NBR 16083:2012 aborda, entre outros itens, lubrificação e limpeza do elevador; verificação das funcionalidades; operações de resgate de passageiros; operações de configurações e ajustes; reparos ou mudanças de componentes que podem ocorrer devido ao desgaste e que não afetem as características da instalação.

Várias outras normas sobre elevadores, além da ABNT NBR 16083:2012, são disponibilizadas pela ABNT e contemplam também a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Alguns documentos têm validade em toda a área do Mercosul, sendo identificados como ABNT NBR NM.

Em algumas cidades, por exemplo São Paulo, existem leis especificas e neste caso a de número 10.348 de 4 de setembro de 1987, que dispõe sobre instalação e funcionamento de elevadores e outros aparelhos de transporte e obriga a aplicação de normas da ABNT.

Há ainda um conjunto de outros 11 documentos, entre leis e decretos, que regulam o assunto, envolvendo desde a afixação de placas informativas até emissão do Relatório de Inspeção Anual via internet.

Conheça e saiba cobrar de seus fornecedores, pois o intuito da CONDOMÍNIO EM ORDEM, não é torna-lo um engenheiro mecânico, mas sim ensinar o que deverá ser exigido, descrito em contrato e monitorado, quanto ao atendimento em nosso artigo MODALIDADES DE CONTRATOS DE MANUTENÇÃO DE ELEVADOR você saberá como contratar e gerir os contratos deste sistema.

 

  • ABNT NBR 16042:2012 – Elevadores elétricos de passageiros — Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas
  • ABNT NBR 15597:2010 – Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores – Elevadores existentes – Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas
  • ABNT NBR 12892:2009 – Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida – Requisitos de segurança para construção e instalação
  • ABNT NBR NM 313:2007 – Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação – Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência
  • ABNT NBR NM 267:2002 – Elevadores hidráulicos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação
  • ABNT NBR NM 196-DEZ: 1999 – Elevadores de passageiros e monta-cargas – Guias para carros e contrapesos – Perfil T
  • ABNT NBR NM 207:1999 – Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação
  • ABNT NBR 14364:1999 – Elevadores e escadas rolantes – Inspetores de elevadores e escadas rolantes – Qualificação
  • ABNT NBR 10982:1990 – Elevadores elétricos – Dispositivos de operação e sinalização – Padronização
  • ABNT NBR 5665:1983. Versão Corrigida: 1987 – Cálculos do tráfego nos elevadores
Comentários do Facebook
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 247 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br