SEGURANÇA DE CONDOMÍNIO - 7 DICAS DO PLANEJAMENTO
Home / Administração e Gestão / Segurança Patrimonial / SEGURANÇA DE CONDOMÍNIO – 7 DICAS DO PLANEJAMENTO
segurança

SEGURANÇA DE CONDOMÍNIO – 7 DICAS DO PLANEJAMENTO

CONDOMÍNIO EM ORDEM, tem por objetivo, divulgar conteúdos que contribuem para a melhoria da vida em condomínios, e que muitas pessoas optam por morar neste tipo de residência, em busca de segurança. Onde a razão da foto deste artigo e justamente exemplificar não há um esteriótipo de bandido e que temos que nos preparar.

Mas antes de iniciar a descrever sobre o assunto, gostaríamos de destacar, que este assunto necessita ser analisado com muito cuidado e um profissional especializado, deverá desenvolver um projeto completo de segurança, a ideia deste artigo e contribuir com o que necessita ser analisado e contribuir para que o sindico, saiba cobrar do especialista os pontos a serem totalmente sanados. Como descrevemos no artigo POR QUE E COMO CONTRATAR UM ESPECIALISTA DE SEGURANÇA

Mas com os últimos acontecimentos, a segurança a cada dia tem tomado mais as páginas dos jornais, em decorrência de seu crescimento e audácia de quadrilhas que a cada dia se especializa em superar as fragilidades dos sistemas de segurança.

A primeira dica que deixamos é que não basta planejar e comprar equipamentos caros, sem que os procedimentos e treinamento das equipes e conscientização dos moradores estejam totalmente disseminados. Não são raros os casos, onde observamos assaltos que são perfeitamente filmados, mas que ocorreram por uma desatenção, seja do funcionário ou de algum morador, que coloca em risco todos os moradores do condomínio.

Listamos os principais pontos, a serem atentados para o planejamento da segurança em seu condomínio, analise e faça uma auto analise, se em algum deles há falhas e se necessário tome providencias para sana-las, pois sua família depende disto.

  1. Não contrate a segurança de seu condomínio, tomando como diferencial o MENOR PREÇO somente. A empresa deverá possuir equipe treinada e para participar das cotações, deverá expor em detalhes os efetivos e diretrizes que serão adotadas. De outra forma sempre a menor equipe e com o menor preparo irá ser contratado e você estará acreditando em uma segurança que não existirá.
  1. Planeje e invista nos acessos, guaritas e perímetro do condomínio. A implantação de clausura, e respeito do uso por todos do condomínio, posicionamento da guarita e sua segurança são exemplos de falhas nos condomínios.
  1. Invista em segurança eletrônica e no armazenamento das informações, muitas vezes ao acontecer um sinistro, observamos que o ponto de entrada possuía uma câmera ruim com baixa qualidade, onde de nada adiantou a filmagem, assim como o armazenamento, o qual não poderá ser em local de fácil acesso.
  1. Identifique e tome ações nos pontos cegos e de risco no entorno do condomínio, Não permita pontos cegos, ou locais com fragilidades, pois com certeza será lá que as quadrilhas irão investir, pois eles sim estudam a segurança dos condomínios.
  1. Crie, implante e monitore os processos das equipes e dos moradores. Em muitos condomínios, é comum alguns moradores ou funcionários, não quererem se adequar as regras, ou em alguns pontos dar as verdadeiras “carteiradas” para burlar os processos, caso isto ocorra, converse e tente conscientiza-lo, ou se não houver resultado, aplique MULTAS para que ele se adeque.
  1. Melhore as rotinas e atualize constantemente os funcionários, pois as quadrilhas assim o fazem. Um problema comum é a troca de funcionários, a não realização da investigação de antecedentes ( de todos os ocupantes do edifício), ou a manutenção da mesmice dos procedimento, os quais passam a ser de domínio púbico com tempo, ao passo que as quadrilhas se modernizam.
  1. Crie processos em comum com condomínios vizinhos, pois em um eventual sinistro, alguém deverá tomar ações. Crie sinais, meios de comunicação ou até um botão de alerta entre os vizinhos, pois se algo ocorrer, sempre haverá mais uma oportunidade de alguém conseguir solicitar apoio policial externo.

Em nosso artigo SEGURANÇA PATRIMONIAL EM SEU CONDOMÍNIO compilamos a cartilha da POLÍCIA MILITAR com excelentes dicas para sua segurança.

 

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

home office

HOME OFFICE E O IMPACTO NA VIDA DOS CONDOMÍNIOS

Novo cenário nacional Vivemos um período de muitas mudanças no modo de trabalho das pessoas, …

Atitude do Brasil
RSO Assessoria