MARQUISE PRECISA SER INSPECIONADA ROTINEIRAMENTE

A marquise em muitas cidades, como Rio de Janeiro, Santos, Maringá, Belo Horizonte, Porto Alegre, entre outras, já possui decreto municipais específicos que determina a obrigatoriedade da conservação e manutenção por parte dos proprietários de imóveis com marquises.

As mesmas têm em comum a necessidade de inspeções periódicas e emissão de documentos por profissionais habilitados, atestando a segurança das marquises.

 Laudos e pareceres de segurança

O documento deverá descrever a situação do sistema de coleta de águas pluviais; estado de fissura e deformação da estrutura; avaliação das armações, com respeito as suas condições mecânicas e corrosão; determinação da resistência do concreto, através de métodos normatizados, e verificação de sua integridade; determinação da bitola e do posicionamento das armaduras com relação à ação do concreto; levantamento geométrico com indicação das dimensões das peças estruturais, espessura dos revestimentos e de impermeabilizações; e verificação da estabilidade da marquise segundo a ABNT NBR 6118 em função das cargas existentes.

Corrosão da Armadura: 

As armaduras podem sofrer corrosão, quando no processo construtivo não é respeitado o cobrimento estipulado por norma. O cobrimento, que é a espessura de concreto que protege a armadura, é determinado através da classe de agressividade ambiental.

Por exemplo, em cidades praianas, a agressividade ambiental é considerada maior do que em um meio rural. Isso ocorre devido ao vento marítimo ter um poder altamente corrosivo sobre os metais, necessitando de um cobrimento maior.

A corrosão do aço, faz com que a área útil resistente, diminua consideravelmente, comprometendo a integridade da estrutura.

O que fazer no caso de acidente

No caso de acidentes, é fundamental que o síndico não se omita e preste o socorro devido e se coloque à disposição para efetuar os reparos que o dano causar. É importante também ter em mente que, em casos como esses, muitas vezes o síndico pode ser responsabilizado diretamente:

A responsabilidade civil do síndico ocorre quando as atribuições do cargo não são cumpridas adequadamente, ocasionando prejuízos aos condôminos ou a terceiros, bem como existe a responsabilidade criminal que acontece quando este não cumpre suas atribuições, levando-o não apenas a uma omissão, mas a uma prática que pode ser entendida como criminosa ou contravenção.

Dicas para cuidar da marquise:

Confira algumas recomendações importantes para cuidar bem da sua marquise:

  1. Caso a varanda ou marquise apresentem deterioração devem ser escoradas para execução de qualquer serviço de reparo.
  2. Garantir a estanqueidade do sistema e manter a impermeabilização em ordem.
  3. Ao qualquer sinal de descolamento de revestimento, trincas, infiltrações, ferragem exposta, bloquear a área abaixo da marquise e providenciar reforma imediatamente.
  4. Letreiros e equipamentos como central, ar condicionado e outros, só podem ser colocados sobre marquises após a verificação da compatibilidade de cargas.
  5. Marquises e varandas necessitam fazer parte do plano de manutenção, sendo inspecionadas, independente da exigência legal
  6. Não deve ser permitida a estocagem de entulho ou material de construção sobre a marquise ou a varanda.
  7. Não deverá haver sobrecarregados ou acúmulos de água.
  8. Não permitir acesso de pessoas a área, sem os devidos cuidados contra queda.

Conclusão

Mesmo que em sua cidade não haja legislação específica sobre a conservação da marquise, de modo a garantir a segurança dos moradores e população geral, mantenha o sistema sobre inspeções periódicas e manutenções em dia.

Comentários do Facebook
Ronaldo Sá Oliveira
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 243 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br