MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES, O QUE PRECISA SABER
Home / Gestão da Manutenção / Elevadores / MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES, O QUE PRECISA SABER
modernização

MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES, O QUE PRECISA SABER

Os Elevadores com mais de 20 anos de uso podem começar a apresentar defeitos e, consequentemente, colocar a segurança dos usuários em risco, além do custos de manutenção e as dificuldades de renovação dos contratos de manutenção, em valores factíveis aos condomínios, havendo a necessidade de modernização.

Assim como a possibilidade de redução do número de paradas para manutenções, renovação visual das cabinas e valorização do imóvel e aumento da segurança.

Use somente como empresa habilitada

Recomendado, é que a empresa responsável pela manutenção indique a necessidade de modernização, pois a mesma possui as informações referentes ao desempenho dos sistemas  do elevador.

A modernização pode ser parcial ou total, dependendo da situação e de uma avaliação de um profissional habilitado, a modernização parcial concentra-se na renovação pontual de elementos, sejam eles estéticos ou tecnológicos, aproveitando parcialmente outros sistemas existentes e a total engloba a substituição de todos os componentes do elevador.

Figura 1 –  modelo de sistemas de um elevador

Na modernização estética (ou REDESIGN), há uma substituição das peças e componentes visíveis aos usuários, como por exemplo revestimentos, portas, acessórios, piso, iluminação e outros, proporcionando maior conforto ao usuário e valorizando o imóvel.

O bom estado de conservação e a aparência do elevador transmitem mais segurança e conforto.

 

Redesing

O REDESIGN é uma atualização estética, além de valorizar seu imóvel, amplia a sensação de bem-estar dos usuários. O processo é simples. Sem alterar a estrutura original, novos acabamentos como botoeiras, pisos, tetos. acessórios como corrimãos, luzes, espelhos, entre outros são substituídos por itens mais modernos trazendo a sensação de um equipamento novo.

 

Segurança com a modernização

Os aspectos técnicos  e de segurança deverão ser prioritários, deixando o estético para o segundo plano, e reforçando o serviço, deve ser coordenador por um profissional habilitado e a o critério de investimento deverá ser mensurado quanto aos requisitos que se busca na modernização.  Onde NEM SEMPRE CONTRATAR O MENOR PREÇO É CONTRATAR O MAIS BARATO

Já a modernização tecnológica inclui alterações na máquina de tração, quadro de comando e outros dispositivos com o objetivo de garantir o funcionamento do elevador com segurança.

Na prática este tipo, é o que apresenta o melhor custo-benefício ao condômino, pois melhora o desempenho do elevador e diminui os custos, pois há uma redução na constância da troca de peças e uma considerável economia de energia, onde os sistemas podem contribuir para a redução dos picos de partida e proporcionam economia na ordem de 40%.

Figura 2 – modelo de quadro modernizado

Sistemas inteligentes de desligamento automático de alguns itens dos elevadores (após certo tempo inativo) e materiais como lâmpadas LED também proporcionam menor consumo de energia.

Valorização do condomínio

Sobre o aspecto de valorização do imóvel, há estimativas de especialistas na ordem de 10% do valor do imóvel.

Após a modernização, é recomendável, uma revisão no contrato de manutenção, e adequação a nova realidade, em nosso artigo, MODALIDADES DE CONTRATOS DE MANUTENÇÃO DE ELEVADOR você terá acesso aos modelo do mercado para sua escolha.

 

 

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

ELEVADORES DEMANDAM CUIDADOS E ATENÇÃO AS MANUTENÇÕES

ELEVADORES Conjunto de equipamentos com acionamento eletromecânico ou hidráulico, destinado ao transporte vertical de passageiros …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil