Os Elevadores com mais de 20 anos de uso podem começar a apresentar defeitos e, consequentemente, colocar a segurança dos usuários em risco, além do custos de manutenção e as dificuldades de renovação dos contratos de manutenção, em valores factíveis aos condomínios, havendo a necessidade de modernização.
Assim como a possibilidade de redução do número de paradas para manutenções, renovação visual das cabinas e valorização do imóvel e aumento da segurança.
Use somente como empresa habilitada
Recomendado, é que a empresa responsável pela manutenção indique a necessidade de modernização, pois a mesma possui as informações referentes ao desempenho dos sistemas do elevador.
A modernização pode ser parcial ou total, dependendo da situação e de uma avaliação de um profissional habilitado, a modernização parcial concentra-se na renovação pontual de elementos, sejam eles estéticos ou tecnológicos, aproveitando parcialmente outros sistemas existentes e a total engloba a substituição de todos os componentes do elevador.
Figura 1 – modelo de sistemas de um elevador
Na modernização estética (ou REDESIGN), há uma substituição das peças e componentes visíveis aos usuários, como por exemplo revestimentos, portas, acessórios, piso, iluminação e outros, proporcionando maior conforto ao usuário e valorizando o imóvel.
O bom estado de conservação e a aparência do elevador transmitem mais segurança e conforto.
Redesing
O REDESIGN é uma atualização estética, além de valorizar seu imóvel, amplia a sensação de bem-estar dos usuários. O processo é simples. Sem alterar a estrutura original, novos acabamentos como botoeiras, pisos, tetos. acessórios como corrimãos, luzes, espelhos, entre outros são substituídos por itens mais modernos trazendo a sensação de um equipamento novo.
Segurança com a modernização
Os aspectos técnicos e de segurança deverão ser prioritários, deixando o estético para o segundo plano, e reforçando o serviço, deve ser coordenador por um profissional habilitado e a o critério de investimento deverá ser mensurado quanto aos requisitos que se busca na modernização. Onde NEM SEMPRE CONTRATAR O MENOR PREÇO É CONTRATAR O MAIS BARATO
Já a modernização tecnológica inclui alterações na máquina de tração, quadro de comando e outros dispositivos com o objetivo de garantir o funcionamento do elevador com segurança.
Na prática este tipo, é o que apresenta o melhor custo-benefício ao condômino, pois melhora o desempenho do elevador e diminui os custos, pois há uma redução na constância da troca de peças e uma considerável economia de energia, onde os sistemas podem contribuir para a redução dos picos de partida e proporcionam economia na ordem de 40%.
Figura 2 – modelo de quadro modernizado
Sistemas inteligentes de desligamento automático de alguns itens dos elevadores (após certo tempo inativo) e materiais como lâmpadas LED também proporcionam menor consumo de energia.
Valorização do condomínio
Sobre o aspecto de valorização do imóvel, há estimativas de especialistas na ordem de 10% do valor do imóvel.
Após a modernização, é recomendável, uma revisão no contrato de manutenção, e adequação a nova realidade, em nosso artigo, MODALIDADES DE CONTRATOS DE MANUTENÇÃO DE ELEVADOR você terá acesso aos modelo do mercado para sua escolha.