BRIGADA DE INCÊNDIO, VOCÊ ESTÁ A PAR NO SEU CONDOMÍNIO?
Home / Administração e Gestão / Administração / BRIGADA DE INCÊNDIO, VOCÊ ESTÁ A PAR NO SEU CONDOMÍNIO?
brigada de incêndio

BRIGADA DE INCÊNDIO, VOCÊ ESTÁ A PAR NO SEU CONDOMÍNIO?

FFS Gestão Condimial
P&D Serviços

Brigada de incêndio

A brigada de incêndio de um condomínio é um grupo de pessoas que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro (incêndio, ou qualquer situação de risco aos moradores), enquanto os bombeiros não chegam ao local.

Enquanto o Corpo de Bombeiros não chega, o trabalho da Brigada de Incêndio é importantíssimo para evitar que o fogo se espalhe

O total de integrantes depende do tamanho e do número de pessoas nos edifícios. Em um edifício residencial, funcionários e moradores participam da equipe. Mas muitas vezes é difícil convencer quem mora a participar dos treinamentos.

 

Legislação sobre o tema

Atualmente, segundo as normas da ABNT ou em alguns estados onde haja código de Segurança Contra Incêndios e Pânico, onde as regras são semelhantes, 80% dos funcionários de um condomínio, mais um morador de cada pavimento, devem possuir o curso de brigada de incêndio.

Os brigadistas devem focar no risco potencial no condomínio, tendo conhecimento do plano de emergência, participar de exercícios de simulação, entre outras funções.

Os condomínios de uso residencial (Grupo A) não necessitam de Brigada Profissional fixa. Já os edifícios comerciais, dependendo da avaliação de risco, precisam ter bombeiros civis, além das brigadas.

Em uma escola, pessoas comuns se tornam profissionais, sendo a base do treinamento é a mesma dos militares.

Cursos

Os cursos devem contemplar aulas teórico-práticas, que estimulem a integração entre os participantes, permitindo uma formação adequada com táticas contextualizadas.

Umas das exigências do Corpo de Bombeiros, é que os treinamentos sejam comprovados por meio de certificado, comprovando que naquele estabelecimento há um grupo competente de brigadistas, que frequentaram cursos. Também são realizadas perguntas sobre o sistema de proteção contra incêndio existente na edificação.

O curso de brigada de incêndio nos condomínios deve ser ministrado por engenheiro de segurança, bombeiro aposentado ou bombeiro civil. Com duração mínima de três horas, onde são passadas informações de manuseio de extintores, mangueiras e demais equipamentos de combate a incêndio, como identificar as classes de fogo, rotas de fuga, plano de retirada de moradores e medidas emergenciais.

 

Realidade que necessita ser mudada

A maioria das regras não são obedecidas, e isto infelizmente representa risco a segurança dos moradores,

Para saber se o seu condomínio esta em ordem neste tema responda

  • Você é brigadista?
  • Você conhece os brigadistas de seu edifício e do seu andar?
  • Você conhece o plano de evacuação em seu condomínio?

 

Com base nas respostas é fácil saber se está tudo em ordem ou não, caso não esteja exija atualização e treinamentos reais e não somente papeis preenchidos e guardados para demonstrar aos bombeiros ou companhia de seguro.

Comentários do Facebook
FFS Gestão Condimial
P&D Serviços

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

sindico

SÍNDICO NÃO É SUPER HERÓI, CONTE COM ASSESSORAMENTO

Para muitos o síndico é o chefe do condomínio e responsável por tudo que lhe …

Atitude do Brasil
Condominio em Ordem