SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL VOCÊ SABE O QUE É ISTO?
Home / Administração e Gestão / Assuntos Jurídicos / SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL VOCÊ SABE O QUE É ISTO?
RESPOSABILIDADE

SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL VOCÊ SABE O QUE É ISTO?

Qualquer empresa, condominio ou profissional está sujeito a erros no dia a dia. Esses erros podem prejudicar a reputação assim como gerar perdas financeiras que podem comprometer o futuro de suas atividades.

Seguro que protege a empresa e seus profissionais contra reclamações apresentadas por prejuízos ou perdas financeiras resultantes dos serviços prestados aos clientes. Ou seja, erros básicos cometidos no exercício de atividades profissionais do dia a dia os quais todos os profissionais estão sujeitos. Essas falhas não só resultam em prejuízos à reputação da empresa mas podem ocasionar significativas perdas financeiras.

O assunto sobre atribuições de sindico e suas responsabilidades, também são aderentes ao que descreve o Código Civil, Lei 10406/02, em seu Art. 927, “Aquele que, por ato ilícito, artigos. 186 e 187, onde causar dano a outrem, fica obrigado a repará- lo. ”

Já no Art. 186, CC: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. ”

Também no Art. 187, CC: “Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes. ”

Com base nestas informações, uma forma de poder ter segurança sobre sua gestão, é a contratação de um Seguro de Responsabilidade Civil para síndicos (Pessoa Física) e Administradoras de Condomínios (Pessoa Jurídica) o qual visa trazer proteção ao profissional no exercício de suas funções. O não cumprimento de obrigações legais, reclamações de serviços contratados sem aprovação em assembleia, problemas com normas, procedimentos e resolução de conflitos no condomínio podem gerar pedidos de reparação de danos.

Nestes casos o seguro cobrirá as despesas de defesa, indenizações, acordos e demais pedidos de reparação de danos, onde o seguro pagará os honorários advocatícios, laudos periciais, depósitos recursais, sucumbências e demais despesas necessárias do processo de defesa nas esferas Cível, Administrativa e Criminal e Arbitral.

Caso o segurado seja condenado judicialmente, por decisão judicial transitado em julgado ou decisão final proferida por tribunal, as indenizações a título de prejuízo financeiro, dano material, moral e corporal serão pagas até o limite máximo de indenização contratado.

Lembrando que não há necessidade de ação judicial para acionar o seguro, pois o se o Segurado sofrer um dano à sua reputação decorrente da sua prestação de serviço profissional,?o seguro cobrirá?despesas necessárias para assessoria de imprensa e relações públicas, tais como, honorários de profissionais especializados, a fim de auxiliar a comunicação com a imprensa, objetivando a preservação da reputação do segurado.

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

A SEGURANÇA DOS EDIFÍCIOS, PRECISOU DE MULTA PARA VOLTAR A DISCUSSÃO

Quando se fala em segurança é unanime no discurso que a mesma deva vir em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atitude do Brasil
RSO Assessoria