SISTEMA DE SEGURANÇA NÃO SEJA NEGLIGENTE
Home / Gestão da Manutenção / Segurança / SISTEMAS DE SEGURANÇA DE SEU EDIFÍCIO, NÃO SEJA NEGLIGENTE
sistema de segurança

SISTEMAS DE SEGURANÇA DE SEU EDIFÍCIO, NÃO SEJA NEGLIGENTE

Muitas vezes a negligência ou a falta de conhecimento dos aspectos técnicos e legais quanto a importância do sistema de segurança contra incêndio, pode causar a falsa percepção de segurança, pois muitos pensam que “isso nunca acontecerá comigo”, isto é errado e pode ocasionar, enormes tragédias.

Se seu condomínio, apresenta alguma negligencia nos aspectos de segurança exija a regularização imediata a seu sindico, pois ele é o responsável por manter tudo em ordem, sobretudo sob aspecto de segurança. Conforme descrevemos no artigo PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO EM CONDOMÍNIO É RESPONSABILIDADE DO SÍNDICO.

Em 2010, só no estado de São Paulo ocorreram 28.748 incêndios no ano, sendo que 9.417 (33%) ocorreram em edificações residenciais (dados levantados pelo Corpo de Bombeiro em apenas 20% dos municípios).

Outro aspecto importante, é a atualização dos sistemas, em conformidades com as normas e leis de sua região, e fique atendo pois um sindico eficiente, não pode depender somente das informações que o fornecedor de extintor passa, no momento de recarregar o sistemas por exemplo, assim como em todos os relacionados a segurança, em nosso outro artigo, NOVAS REGRAS DE MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO DE EXTINTORES   você terá informações sobre as mudanças neste requisito. Assim como nas rotas de fuga conforme descrito em nosso artigo ROTAS DE FUGA DEMANDAM ATENÇÃO.

Agora você já possui informações relevantes para exigir de seu sindico, ações que garantam a funcionalidade destes sistemas, pois eles irão ser a diferença entre uma fatalidade ou não, no caso de um sinistro, e para você sindico, tenha na cabeça o passivo que terá que arcar, se for negligente nestes pontos.

Gostaríamos de deixar aqui neste artigo, com uma pergunta, a qual pedimos que todos reflitam e se necessário, vá até o hall de seu prédio e verifique se o assunto está sendo tratado com a devida atenção.

Como está o sistema de segurança no edifício que você mora ou trabalha?

A CONDOMÍNIO EM ORDEM, nasceu para trazer informações técnicas aos síndicos, profissionais ou voluntários, para que o mesmo realize a gestão de seus condomínios com conhecimento técnico minimo para tomada de decisões a até mesmo saber contratar um especialista.

Fotos e texto base: Marcus Vinicius Fernandes Grossi 

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

PORTARIA

PORTARIA VIRTUAL NOS CONDOMÍNIOS, ASPECTOS JURÍDICOS

  O QUE É UMA PORTARIA VIRTUAL A portaria virtual, remota ou digital, consiste em …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil