NBR 16280 O CALCANHAR DE AQUILES DA NORMA ABNT DE GESTÃO DAS REFORMAS

NBR 16280

Como todos sabem a expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém, baseada na lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.

Lendas a parte, vou escrever este artigo, com um foco um pouco diferente dos demais, para quem não me conhece, eu sou o responsável pelo texto base da norma ABNT NBR 16280, Reforma em edificações — Sistema de gestão de reformas — Requisitos a qual nasceu sobre uma demanda do governo a ABNT, após uma apresentação que fiz na Câmara dos Deputados, após a tragédia no Rio de janeiro da queda de 3 prédios e acarretando em 11 vítimas.

Histórico da norma

A norma ABNT NBR 16280, inicialmente 2014, foi escrita de forma que previa uma análise técnica, das solicitações a qual após pressões políticas de setores, foi solicitada a retirada, tomando como base, o custo da contratação deste especialista para a realização, em 2015. Aqui entre nós, aqui nasce o principal calcanhar de Aquiles, pois a norma deixou de exigir esta análise por terceiros, deixando aos condomínios, a sua gestão a bel prazer.

Para embasar meu ponto de vista, vou utilizar informações que compilei, fruto de um trabalho que realizo, onde alguns síndicos ou administradoras, contam com meu trabalho na análise administrativa das solicitações de reforma, como era no texto original, e como entendo a forma correta a ser feito, quando o sindico não possuir conhecimento técnico ou tempo para fazer este trabalho, o qual ao pé da letra demanda conhecimento de implicações em normas.

Problemas no mercado

Em aproximadamente 560 analises realizadas até o momento, não é difícil descrever que mais de 90% delas, possuíam falhas no preenchimento das responsabilidades técnicas, ou no envio de informações condizentes com o trabalho que está sendo pleiteando para aprovação do condomínio.

Outra grande porcentagem, apresenta omissão de informações e detalhamentos que podem levar um leigo a uma análise equivocada, e consequentemente prejuízos na segurança, garantias dos edifícios ou de algum sistema, ou seja o custo será alto. Sem dizer em obras ilegais e realizadas por profissional que não poderiam ser os responsáveis como já identificamos.

Outro ponto que não é incomum observar, e que a sociedade precisa entender, é que os documentos necessitam ser armazenados de forma prontamente recuperável, que na verdade o que quer dizer, é a criação de um histórico das reformas das unidades e das áreas comuns, este último, que muitos pensam que a norma não contempla, mas que esclareço, que contempla sim, e as reformas das áreas comuns demandam atendimento a legislação vigente e a própria norma ABNT 16280, e o histórico precisa ser feito.

A norma foi criada, e diferente do que muitos pensam, a mesma não criou regras ou burocracias, simplesmente compilou e deixou clara as necessidades de profissionais, documentos técnicos e registros de responsabilidade, pelas interferências nos sistemas, segurança da mão de obra e engenharia para os projetos e pela execução das obras, ou seja, aquilo que já existia a vida toda e que muitos faziam vistas grossas.

Assessoramento técnico ABNT NBR 16280

Mas voltando ao calcanhar de Aquiles, o mercado ainda encontra muita dificuldade em efetuar a análise das solicitações das reformas independente se as mesmas estão mencionadas na norma ou não, portanto se o responsável legal pelo condomínio, não possui conhecimento técnico, ou não possui tempo deve terceirizar a análise e acompanhamento das reformas, e antes que perguntem quem ira pagar a conta, deixo uma sugestão, discuta em assembleia e definam, mas que todos entendam que o custo ira inibir muitos riscos de perda de patrimônio, desvalorização ou ações que podem comprometer seus edifícios.

Imagina como ficaram os proprietários daqueles edifícios que caíram no Rio de Janeiro, será que eles não preferiam ter contratado um profissional para analisar as reformas?

 

Comentários do Facebook
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 247 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br