INVESTIDOR IMOBILIÁRIO OU PROPRIETÁRIO, ATENÇÃO A SEU BEM

investidor

Investidor imobiliário

O mercado imobiliário sempre foi chamado como moeda forte, e o investidor imobiliário uma realidade atual a qual pessoas comuns ou profissionais, a cada dia migram seus investimentos para este mercado em busca de resultados além do comum dos bancos.

Do mesmo modo pessoas comuns, em um percentual muito grande, tem seu maior patrimônio investido em 1 único imóvel, o qual vive nele.

Em ambos os casos, o investimento, visa alçar resultados positivos e que no decorrer do tempo, em havendo necessidade de capitalização que o mesmo seja em valor maior que o investido corrigidos em taxas bancárias.

A linguagem de investidor é, basicamente, resumida a riscos e retorno, onde é necessário ficar atento aos indicadores do mercado, possuir conhecimento e  confiança. Em geral, um indivíduo que toma a decisão de obter resultado positivo a partir de investimentos em imóveis, tem um conhecimento a respeito de economia, fatores socioeconômicos e comportamento do mercado um tanto avançado.

Mas uma pessoa comum que comprou um imóvel para morar, também espera manter seu investimento saudável.

Muitas pessoas ainda acreditam que o sinônimo de boa gestão esteja  atrelado a manter os custos do boleto dos condomínios  em valores que não gerem conflitos, mas muitas vezes por esta razão as ações vão sendo postergadas, esclarecemos que esta prática sempre trará custos maiores no decorrer da vida útil do empreendimento, pois os problemas do edifício, em decorrência de falta de manutenção nunca diminuem, para isto  há a um estudo chamado Regra de Sitter o qual registra a evolução progressiva de custos de manutenção ao longo do tempo.

Monitoramento do mercado

Contextualizado o mercado, um ponto talvez necessite ser melhor monitorado, são as ações na gestão do empreendimento (comercial ou residencial) o qual impactam diretamente no valor do bem no momento da comercialização ou captação.

Um imóvel, o qual possui suas garantias comprometidas por falhas na gestão do empreendimento, tende a ter uma desvalorização acentuada, simultaneamente o desempenho de todos os sistemas do edifício, também terão seus níveis prejudicados o qual em um mercado competitivo o imóvel melhor cuidado possui maior demanda e consequentemente maior valor e menor tempo para  venda ou locação .

Nossa ideia não é alarmar o mercado, ou prejudicar o mercado de investidores em imóveis, e sim alerta que os mesmos devem exigir das sindicâncias de seus empreendimentos a implementação de planos de manutenção e gestão das reformas alinhadas as leis e normas e deste modo manter as garantias contratuais com os incorporadores e atratividade de seus bens para o momento da comercialização, os quais dependem de localização, estado de conservação e valores, os quais os que não receberam a devida atenção, tendem a possuir aspectos menos atrativos, e custos para correção dos problemas maiores.

Morador e seu patrimônio moradia

Para você morador, a linha de raciocínio é semelhante, pois o seu maior patrimônio, o imóvel que você reside, se não for bem cuidado perderá valor de forma acentuada e terá maior dificuldade em comercialização, além de que os Imoveis que não foram devidamente gerenciados tendem a possuir taxas de condomínio, maiores, para recuperação daquilo que poderia ser ajustado no início, mas que foi deixado para quando quebrar e consequentemente tem o valor de recuperação muito maior.

Outro detalhe condomínios mais caros, impactam em maior inadimplência e o círculo vício complica.

As informações em rede que impactam no valor do imóvel

Atualmente as informações tendem a serem divulgadas em uma velocidade muito grande, e não há como inibir, pois uma simples mensagem no WhatsApp, tem o poder de correr o mundo em segundos, e não é incomum termos acesso a edifícios que o terraço caiu, uma fachada desprendeu, um elevador causou acidentes, em sua grande maioria, um plano de manutenção, mesmo no caso de problemas de projetos ou de execução, poderiam ser evitados, pois a identificação técnica dos problemas no seu início, remeteria a quem de direito para corrigir as manifestações patológicas.

Nossa recomendação

Nossa recomendação para ganhos de valor em patrimônio, para você investidor ou não,  está na exigência da sindicância da implementação e monitoramento de forma técnica dos seguintes pontos:

  • Manutenção das garantias
  • Implementação dos planos de manutenção
  • Realização das tarefas descritas, nos manuais dos empreendimentos que garantem o desempenho dos sistemas
  • Gestão das reformas de forma eficiente, deste modo inibir que uma obra desastrosa, possa comprometer outras unidades
  • Resultados apresentados de forma clara, com informações não somente de temas administrativos ou financeiros e sim da saúde do imóvel.

Este conceito, está alinhado a tudo que rege as leis e normalizações que foram em sua grande parte atualizadas nos últimos anos, deixando claro as responsabilidades aos moradores, e sindicância, mas que na pratica, nós que acompanhamos diversos empreendimentos, percebemos um desconhecimento, ou ações paliativas (não estamos generalizando, pois existe sim bons exemplos que até já homenageamos no portal).

Os demais temas administrativos e jurídicos jamais devem ser negligenciados, mas os mesmos na melhor das hipóteses podem contribuir para que o imóvel não perca valor, e não alçar ganhos, os quais a engenharia tão negligenciada hoje em dia tem o papel.

 

 

 

Comentários do Facebook
Ronaldo Sá Oliveira
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 243 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br