SINDICÂNCIA E GESTÃO DE CONDOMÍNIO EM XEQUE
Home / Administração e Gestão / Administração / SINDICÂNCIA E GESTÃO DE CONDOMÍNIO EM XEQUE
sindicância

SINDICÂNCIA E GESTÃO DE CONDOMÍNIO EM XEQUE

FFS Gestão Condimial

Apesar do momento e alguns meios de comunicação, apresentarem pesquisas referendando a sindicância profissional como um método revolucionário e sem volta, nos últimos meses temos nos deparado com algumas situações que merecem um pouco de atenção sobre o tema, sob o risco de comprometer uma categoria por generalização de maus trabalhos.

 

Fábrica de cursos de síndico

O crescente número de cursos sobre esta área, e falsas promessas de um mercado pujante em um momento de alto índice de desemprego, fez com que uma grande quantidade de pessoas busque formação  acreditando que o mercado seja uma oportunidade, infelizmente alguns após terem participado de cursos muito simples e sem aprofundamento necessário para efetuar uma boa gestão nos empreendimentos, tem causado sérios problemas no mercado.

 

O resultado tem sido, alguns síndicos que são melhores preparados, e que já administram condomínios, com o viés técnico e alinhado com as diretrizes da boa gestão, buscando a valorização do patrimônio de seus contratantes, tem sido substituído por síndicos menos preparados, mas que em suas propostas tem menores preços.

Outra falsa propaganda que os síndicos menos preparados usam, é que mesmo sem ter ciência dos reais problemas do condomínio, prometem diminuição dos contratos vigentes, sem mesmo terem sido avaliados. Esta prática muitas vezes está atrelada a troca de fornecedores, por “parceiros” que a qualquer custo, podem levar a diminuição da qualidade dos serviços prestados.

 

Contrate o melhor e não o mais barato

Esclarecemos a tempo, que alto preço, não está atrelado a bons serviços, mas afirmamos que preços baratos demais, podem ser consequência de diminuição de escopo, não atendimento de legislações ou outros temas que podem levar a passivos ou prejuízos ao condomínio, portanto atenção.

Já esclarecemos em outros artigos, que as contratações devem ser pela melhor proposta, e isto não quer dizer pela mais barata, mas o fato se repete em sindicâncias e infelizmente muitos condomínios colocam em risco suas garantias, segurança ou passivos por conta de uma economia, oferecida para gestão mais barata.

 

Qualificação da sindicância

A CONDOMÍNIO EM ORDEM, esclarece a você que é morador ou membro do conselho que no momento da contração, de uma sindicância seja ela profissional ou mesmo morador, se atente as qualificações, tempo disponível, proposições e conhecimento do mesmo em todas as frentes administrativa, jurídica, engenharia e gestão de pessoas e conflitos, e caso o mesmo não possua perfil e conhecimento destas áreas de conhecimento, seu patrimônio poderá ter sérios danos ou piora no ambiente.

 

Deixe seu síndico trabalhar

Outro ponto que tem havido, são de síndicos que buscam implementar planos de assessoramento, mas que encontram dificuldades em aprovações de seus conselhos, os quais muitas vezes entendem como gastos desnecessários. Mais uma vez, esclarecemos que o síndico é como um maestro em uma orquestra, tendo o papel de gerir as ações e para isto, demanda de tais assessoramentos, os quais validarão seus projetos de forma técnica e não somente com achismo.

A implementação de um plano de manutenção e gestão das reformas, visam contribuir muito para a valorização de seus condomínios, pois as ações preventivas, tendem a médio prazo diminuir os custos, pois as ações passam a ser planejadas, previstas e contratadas com tempo e não somente quando quebra.

Para isto se faz necessário um planejamento com etapas claras e objetivos claros, para que todos possam apoiar e saber onde se deseja chegar.

 

Conclusão

Valorize seu síndico, e permita que o mesmo possa atuar de forma eficiente, e caso o mesmo não implementou um plano de manutenção, exija do mesmo o faça, só assim seu patrimônio poderá ser valorizado.

Caso não sejam tomadas ações no sentido de melhoria da sindicância a profissionalização da área, poderá se tornar um problema maior do que a negligência de muitos casos que já detectamos, pois a má gestão irá propagar e generalizar o mercado e isto não é verdade, e já encontramos condomínios muito bem administrados e com valorização de seu patrimônio, manutenção das garantias e ambiente bom de se viver.

Comentários do Facebook
FFS Gestão Condimial

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

TRAGÉDIAS EM CONDOMÍNIOS

TRAGÉDIAS EM CONDOMÍNIOS, NÃO SÃO POR FALTA DE NORMAS

O FATO SE REPETE Mais uma tragédia ocorre no Brasil, envolvendo edifício residencial, desta vez …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil