CLIMA E O IMPACTO NA REALIZAÇÃO DE OBRAS
Home / Administração e Gestão / Administração / CLIMA E O IMPACTO NA REALIZAÇÃO DE OBRAS
CHUVA

CLIMA E O IMPACTO NA REALIZAÇÃO DE OBRAS

FFS Gestão Condimial

O inverno é a melhor época do ano para as manutenções preventivas e corretivas nos prédios, pois no período mais frio, com menor incidência de chuva, que se devem providenciar manutenções em conformidade com o plano de manutenção, o qual já realizou análise detalhada e diagnóstico dos problemas da edificação e a realização das medidas corretivas e preventivas a serem adotadas.

O paisagismo também deve ser revisto pois no período, em decorrência do período de vida das plantas com relação a primavera. É tempo de revigorar as funções biológicas e preparar os jardins, para um novo ciclo de crescimento.

No inverno é comum a ocorrência de trincas, fissuras, manchas e desplacamentos de fachadas em decorrência da movimentação de materiais, que aumenta com as oscilações de temperatura ao longo do dia.

VANTAGEM ECONÔMICA NO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO

De acordo com  especialistas o adiamento de uma intervenção de manutenção significa aumentar os custos diretos em uma razão de progressão exponencial de base cinco. Como mostra o gráfico, se em t2 o custo de intervenção é igual a $5,00, em t3 será de $25,00, em t4 será $125,00, e assim por diante segundo a equação tx = 5(x-1).

 

Se não planejar não adianta dar a desculpa  “Choveu muito, por isso atrasou!”

De fato, há períodos em que chove muito e com muita frequência. Ainda assim, um bom planejamento deve considerar dias parados por chuva e condições de contorno

É certo que as influências climáticas afetam as obras, em especial etapas consideradas críticas, como a fase das escavações, fundações e pintura

Para o planejamento correto da obra, com a finalidade de minimizar os problemas e de determinar os cronogramas de execução física mais realistas, é importante examinar as séries históricas de dados de chuvas diárias, registradas no local da obra ou em estações de medição suficientemente próximas.

Estatísticas ajudam

A análise dos índices pluviométricos pelos órgãos especializados pode ajudar a gerenciar melhor os “imprevistos” da natureza, organizar as diferentes etapas com um bom planejamento, tornando mais real o cronograma do prazo de execução da obra. Determinar as ocorrências de chuvas diárias, com alturas acumuladas iguais ou superiores aos diferentes limites (10 mm/dia, 20 mm/dia, 30 mm/dia e maiores do que 50 mm/dia), empregando-se as análises estatísticas adequadas, torna possível estimar as probabilidades associadas a esses limites.

Em outras palavras, será possível fazer uma estimativa razoavelmente boa da probabilidade de ocorrerem “X” ou mais dias com chuvas iguais ou maiores do que os diferentes limites já citados.

O DAEE de São Paulo, por meio do CTH, opera a maior rede hidrológica do Estado, com cerca de 700 estações pluviométricas ativas. São dados de grande valor, disponibilizados para qualquer usuário, pelo site www.daee.sp.gov.br , de forma gratuita.

Comentários do Facebook
FFS Gestão Condimial

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

GERENTE DE CONDOMÍNIO OU ZELADOR, CONHEÇA A DIFERENÇA

Atualização do mercado Com a profissionalização da sindicância, os condomínios passam por mudanças e boas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atitude do Brasil
RSO Assessoria