CORES PARA IDENTIFICAÇÃO DE TUBULAÇÕES DE CONDOMÍNIOS

cores

As cores são usadas na identificação das tubulações, com a função de facilitar a identificação, manutenção e evitar cruzar sistemas.

A ABNT NBR 6493 fixa condições exigíveis para o emprego de cores na identificação de tubulações para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos, com a finalidade de facilitar a identificação e evitar acidentes.

A norma define as cores básicas na pintura das tubulações, aplicadas em toda a sua extensão, ou na seção média das faixas, quando divididas conforme de modo que para quaisquer manutenções seja fácil identificar a rede e que os tubos transportam, assim como evitar as ligações cruzadas, ou seja ligação de um tipo de liquido a outro.

A notação Munsell indica uma cartela de cores como um pantone, que padroniza a cor.

 

Produto Cor Notação Munsell
Água (exceto incêndio) Verde-emblema 2.5 G 3/4
Água (para incêndio) Vermelho-segurança 5 R 4/14
Ar comprimido Azul-segurança 2,5 PB 4/10
Eletroduto Cinza-escuro N 3.5
Gases não liquefeitos Amarelo-segurança 5 Y 8/12
Materiais Fragmentados (esgoto) Marrom-canalização 2.5 YR 2/4
Vácuo Cinza-claro N 6.5
Vapor Branco N 9.5

As faixas de identificação das tubulações devem ter a largura de 40 cm com as cores representadas de seus conteúdos.

Quando a identificação se fizer através de faixas, é obrigatória sua existência nos pontos em que haja possibilidade de desconexão, nos pontos de inspeção, junto a válvulas e em qualquer ponto onde seja importante assegurar a identificação, como nas proximidades de parede ou outro obstáculo atravessado pela tubulação.

Em muitos condomínios, é possível identificar o desrespeito a estes parâmetros de cores, o que pode ao longo do tempo gerar a problemas e riscos a vida e saúde de ocupantes da edificação.

Portanto em sua próxima pintura da edificação, exija que as tubulações sejam padronizadas, em conformidade com a norma deste tema.

 

 

 

Comentários do Facebook
RSO Assessoria
Ronaldo Sá Oliveira
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 243 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br