CORROSÃO GALVÂNICA NOS COMPONENTES METÁLICOS
Home / Gestão da Manutenção / Hidraulica / CORROSÃO GALVÂNICA NOS COMPONENTES METÁLICOS
corrosão

CORROSÃO GALVÂNICA NOS COMPONENTES METÁLICOS

Em muitos condomínios, que mantemos contato é comum a ideia de pequenos reparos de modo atualizar os sistemas nos setores que apresentam problemas. Mas se faz necessário cuidado nestas ações, pois algumas poderão trazer sérios problemas as partes não alteradas.

Como um exemplo, em um condomínio onde mantemos assessoramento, um trecho da tubulação de ferro, foi substituída por uma tubulação de cobre, com a promessa do encanador, de que o reparo nunca mais precisaria ser feito.

Para a tristeza do sindico, que na época não contava com nossa assessoria, após pouco tempo se observou uma enorme degradação de toda a tubulação de ferro. A razão era simples, CORROSÃO GALVÂNICA que é um processo eletroquímico em que um metal sofre corrosão preferencialmente em relação a outro quando os dois metais estão em contato elétrico e imersos em um eletrólito.

Esta mesma reação galvânica é explorada em baterias primárias (como as vulgarmente chamadas de pilhas) para gerar uma tensão. A corrosão galvânica e seus processos pode ser uma das formas mais comuns e frequentes de corrosão na natureza, bem como um dos mais destrutivas.

Resultado, se fará necessário um enorme reparo em toda a tubulação de modo parar o crescimento do problema e correção dos danos já existentes.

Deixe de gerir seu condomínio de forma corretiva, com obras emergenciais com custos de “urgência” embutidos. Tenha tempo para planejar, cotar e buscar a melhor solução para seu patrimônio.

 

O mesmo problema ocorre em sistemas de para raios, por exemplo

 

 

 

Como evitar a corrosão galvânica

Listamos algumas possibilidades de evitar o processo de corrosão:

• Uso de metais com nobrezas próximas;
• Isolamento elétrico: sem contato elétrico, não há ocorre o par galvânico. Desta forma, utilize materiais não condutores entre os metais com potencial elétrico;
• Evitar o contato com eletrólito: impermeabilizar os metais contra a água, como tintas, verniz ou plástico;
• Galvanoplastia com outro metal pode contribuir para a proteção deste com outro metal mais nobre. A galvanização com zinco protege o aço do metal base.

Comentários do Facebook
RSO Assessoria
Atitude do Brasil

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

POÇO ARTESIANO

POÇO ARTESIANO POSSUI REGRAS, TOME CUIDADO

Em decorrência do abastecimento de água se agravando ou na busca de alternativas para diminuição …

Atitude do Brasil
RSO Assessoria