INFILTRAÇÃO ATENÇÃO A ELA POIS CAUSA DANOS A ESTRUTURA

infiltração

A infiltração é um dos maiores problemas que ocorrem nas construções. Muitas vezes começam como manchas nos cantos, bolhas e mofo, gerando um aspecto visual bastante desagradável.

Porém, o que muitas pessoas precisam se atentar é para o fato de que as infiltrações podem trazer consequências muito mais sérias para a edificação.

Os danos por umidade decorrentes de infiltrações em edificações, recorrentes de má execução dos projetos, falha em impermeabilização (estanqueidade), falha na manutenção, são muito mais que problema estético e podem resultar em comprometimento da estrutura, pois a ferragem expande e tem suas funções comprometidas.

A figura 1 ilustra um dos casos mais graves de infiltração, quando a estrutura de metal, mais conhecida como “armadura”, é exposta.

Ao ser exposta, a armadura pode sofrer danos irreversíveis. Esses danos podem ser causados por efeitos naturais.

fig-1

Quando as infiltrações atingem as ferragens, que são a base da edificação. Quando isso ocorre a estrutura a cada dia, representa maior índice de risco, pois a infiltração corro e a ferragem e diminui sua resistência.

A figura 2 vemos rachaduras que colaboram para as infiltrações, pois nesses casos com a gravidade as águas que escorrem de chuvas podem entrar e danificas o interior da estrutura.

fig-2

 

Na figura 3 vemos dois casos: o 1º é o de infiltração em uma cobertura, proveniente de uma piscina. O local foi mais impermeabilizado e sofreu grandes danos com a infiltração; no 2º caso temos a infiltração em um estado mais avançado, onde a água encontra-se percolada em um ponto crítico de infiltração.

fig-3

Jamais coloque paliativos para esconder ou desviar a água das infiltrações e tome ações corretivas assim que identificada, realize verificações constantes de modo a poder no caso de alguma falha em algum sistema poder corrigir com o menor gasto, pois a cada tempo que passa o problema se agrava e tem o preço elevado para correção.

 

A água da chuva, falhas nas tubulações de água e esgoto e a umidade do terreno podem provocar infiltrações, os quais podem ser notados os primeiros sinais de infiltração é necessário detectar a causa do problema, pois só assim ele poderá ser resolvido.

Para isso, é indispensável que uma empresa ou profissional qualificado seja contratado.

 

É importante contratar um profissional especializado, pois ele irá garantir a eficácia e a durabilidade do processo de impermeabilização, afirma.

 

Fotos: Flávia Zoéga Andreatta

 

Comentários do Facebook
RSO Assessoria
Ronaldo Sá Oliveira
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 243 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.