INOVAÇÕES, CUIDADO COM IDÉIAS NÃO NORMALIZADAS
Home / Administração e Gestão / INOVAÇÕES, CUIDADO COM IDÉIAS NÃO NORMALIZADAS
inovações

INOVAÇÕES, CUIDADO COM IDÉIAS NÃO NORMALIZADAS

FFS Gestão Condimial

POR QUE CRIAMOS ESTE ARTIGO?

Vamos iniciar este artigo, esclarecendo que somos favoráveis as inovações e acreditamos que as mesmas podem trazer excelentes resultados e diminuição de gastos em condomínios.

Acreditamos que as boas ações, que são resultados de pesquisa, com resultados comprovados e desempenho superior ou semelhante, mas que gerem economia é o tipo de ação que gostaríamos de ver acontecer com mais constância na vida dos condomínios.

Mas a realidade tem um outro lado, nos últimos 20 anos, atuamos em mais de uma centena de processos de normalização, e alguns que não conseguiram ser concluídos, pois não conseguiram demonstrar sua eficácia perante os ensaios de laboratórios acreditados, mas que após não conseguirem ter a validação normativa, foram ao mercado, com falsas promessas e colocando em risco os responsáveis pela gestão das áreas onde os mesmos foram implementados.

Por isto fica a dica, a primeira coisa a questionar quando alguém lhe apresentar uma solução que interfira em qualquer sistema em seu condomínio, é perguntar qual a norma técnica que o mesmo está atendendo e quem é o responsável técnico pelo projeto e instalação da solução proposta.

Outros sistemas, nem se quer tentaram ser normalizados e simplesmente por confiança de seus criadores e comerciantes entram no mercado, mas não levam em consideração uma série de regras de atendimento, quanto impacto em outros sistemas, atendimento as regras de concessionarias, e uma serie de aspectos técnicos que tem de ser analisado, para que um produto, seja instalado sem que haja prejuízo aos demais.

 

CUIDADO SÍNDICO COM IDEIAS MIRABOLANTES

Por isto, se você é sindico ou responsável por um condomínio, tome cuidado, na contratação pois sempre haverá um custo de mão de obra para retirada e reinstalação e os reparos de outros sistemas que o dito inovador, por comprometer.

 

EXEMPLOS REAIS

  1. Por exemplo algumas soluções de impermeabilização, que não seja normalizada, poderão não atender os requisitos de vida útil, ou resistência ou estanqueidade e pressões que um sistema normalizado tem de atender, e a troca com certeza resultará em despesas de trocas de pisos que foram instalados sobre o sistema.
  2. A famosa manta liquida, tão vendida ultimamente, não possui normalização nem de projeto nem de execução.
  3. Outra peripécia, que percebemos, são as soluções de impermeabilização pela parte de baixo de onde vem o vazamento, isto não é correto, e no máximo o que poderá fazer é ser um paliativo muito curto, pois os líquidos e vapores, sempre acharão outros caminhos e o sistema ira ser ineficiente em curto prazo, além de manter a estrutura sob efeito da umidade, pois os líquidos ainda continuarão a adentrar a estrutura e seu reparo com certeza será muito mais caro.
  4. Alguns economizadores de água e de energia, estão em desacordo com a concessionária, e em havendo uma necessidade de ação pela mesma, o sistema será identificado e poderão haver sanções pela mesma, por puro desconhecimento de quem autorizou a instalação.
  5. Já identificamos sistemas de segurança, no caso luzes de emergência,  que não possuem validação de acreditado, e nem atendimento a normas compulsórias, que em um momento de necessidade, ou seja, de incêndio, poderá causar mais riscos do que se não houvesse nenhum sistema instalado.
  6. Fios e componentes eletrônicos possuem rígidos controles, mas apesar disto, não é difícil encontrar produtos que não atendam as normas, e que podem gerar riscos a edificação, e também são ditos como inovadores, no momento da venda, pois alguns possuem até formatos diferentes aos habituais.

 

RESUMO SOBRE INOVAÇÕES

Em resumo, tome cuidado com ideias que prometer salvar seu condomínio sem respaldo

Em resumo, não somos contra inovações, mas se você e responsável por uma edificação, exija que todas as intervenções em sistemas sejam realizados com produtos, conforme os originais, ou modernize sistemas dentro de parâmetros técnicos e com responsabilidades claras de quem projeta, fornece soluções, e produtos, os quais em uma edificação são todos normalizados e dentro de parâmetros de ensaios e de desempenho.

 

Comentários do Facebook
FFS Gestão Condimial

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

condomínio

4 DICAS PARA COLOCAR SEU CONDOMÍNIO EM ORDEM

O fim do ano esta chegando onde serão necessárias os pagamentos de taxas extras aos …

Atitude do Brasil
RSO Assessoria