IMPERMEABILIZAÇÃO UMIDADE, VAZAMENTO E INFILTRAÇÕES
Home / Gestão da Manutenção / Impermeabilização e Estanquiedade / IMPERMEABILIZAÇÃO UMIDADE, VAZAMENTO E INFILTRAÇÕES
impermeabilização

IMPERMEABILIZAÇÃO UMIDADE, VAZAMENTO E INFILTRAÇÕES

Saiba como identificar os sinais de que chegou a hora de fazer a manutenção no condomínio, qual a melhor época para sua realização e os principais cuidados na contratação e execução do projeto de impermeabilização.

Vital para a vida e recurso natural dentre os mais ameaçados no planeta, a água também pode ser uma grande vilã dos condomínios.

Vagarosamente ela se infiltra nas paredes, fachadas, lajes, pisos, coberturas e pode chegar, de forma discreta, até as estruturas de uma edificação e causando danos que geram muita dor de cabeça ao síndico e moradores e grande parte da reserva financeira do condomínio.

São vários os sinais de que é o momento para reparos ou até mesmo substituição do sistema de impermeabilização, desde o aparecimento de umidade, infiltração e vazamentos, formação de manchas e bolhas na pintura ou textura, desbotamento, bolor, destacamento de revestimento (pastilhas, cerâmicas), presença de fissuras e trincas. Todos esses indícios denotam problema e representam a diminuição do desempenho do sistema que garante a estanqueidade e poderá acarretar problemas em demais sistemas (estrutura, ferragem, concreto, piso, revestimento, rejuntamento, ou equipamentos e carros onde abaixo do ponto problemático.

Embora a garantia dos produtos de impermeabilização seja de cinco anos, conforme o código civil, independente do seu tempo de vida, a manutenção deste sistema deve constar do plano de gestão da manutenção do edifício, conforme define a norma da ABNT NBR 5674 e deverão ser feitas inspeções periódicas de modo que ao se identificar qualquer indicio de problema, ações deverão ser tomadas de modo a não haver comprometimento dos demais sistemas do edifício.

A estrutura irá sofrer danos devido à penetração de umidade onde a ferragem ira ter uma reação e poderá comprometer a funcionalidade da estrutura, por meio de trincas e rachaduras, por aumento do tamanho da ferragem, fruto de reação com a água.

 

Quando realizar a manutenção da impermeabilização

Embora fabricantes definam que a vida útil de uma impermeabilização é de 15 a 20 anos, a garantia do fabricante é de apenas cinco anos. No entanto, é subjetivo falar em tempo de manutenção. Na prática, vemos áreas impermeabilizadas há mais de 40 anos que ainda apresentam estanqueidade. O tempo de vida de cada sistema varia de acordo com a qualidade do material e da mão de obra utilizada, tipo do material e projeto, que deve ter detalhamento construtivo que obedeça às normas da ABNT e outras de uso corrente.

Para a execução dessa manutenção, há grande variação entre área interna e externa, e em regiões de grande agressividade do ambiente como por exemplo orla marítima, há maresia, umidade, ventos, variação de temperatura que refletem na infraestrutura, passando para a impermeabilização. Em grandes cidades a trepidação em decorrência do movimento de carros e caminhões, ônibus, construções e sombreamento nas fachadas aceleram o desgaste do sistema.

A manutenção não deve ser realizada em períodos chuvosos por isto analise seu calendário e escolha um período de estiagem onde há incidência menor de chuva.

 

Principais normas técnicas do sistema:

ABNT NBR 9685, ABNT NBR 9686, ABNT NBR 9687, ABNT NBR 9910, ABNT NBR 9690, ABNT NBR 9575, ABNT NBR 11797, ABNT NBR 11905, ABNT NBR 13121, ABNT NBR 13321, ABNT NBR 13724, ABNT NBR 15352, ABNT NBR 15414, ABNT NBR 8521, ABNT NBR 9574 e ABNT NBR 9952

Comentários do Facebook

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

IMPERMEABILIZAÇÃO

COMO CONTRATAR REPARO EM IMPERMEABILIZAÇÃO

Nos casos onde a manifestação já é aparente, não se faz necessária a contratação de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

RSO Assessoria
Atitude do Brasil