CONFLITOS VELHOS EM CONDOMÍNIO, MOMENTO OPORTUNO PARA SOLUÇÃO

conflitos

Oportunidade

Ano novo começando, todos com espírito de novas promessas, então, que tal aproveitar este espírito colaborativo, e resolver aqueles conflitos que já vem se arrastando desde o ano passado? A Mediação é a solução ideal, mas primeiro vou dar exemplos de conflitos que podem vir se arrastando desde o ano passado:

  • Seu condomínio tem aqueles proprietários que sempre falam que vão acertar o condomínio atrasado, e acabam atrasando mais um? Tem aquela divida que já virou uma bola de neve? Aquela multa que ele não paga porque não concorda? Isto prejudica toda a comunidade do edifício ou condomínio, quanto antes resolvido melhor.
  • Tem também aqueles vizinhos que sempre brigam por problemas no estacionamento. Um porque o carro do vizinho para muito perto da sua vaga, o outro que afirma que arranharam o carro dele de propósito, e até mesmo um problema no portão que acabou em danos no carro de algum condômino… Mais uma vez, podemos ter prejuízos financeiros ou físicos quando terminam em agressões, logo é essencial retomar a conversa entre os moradores.
  • Pode acontecer daquele fornecedor ou aquela reforma que nunca acaba, e que o responsável solicita um adicional pois surgiu um imprevisto que ninguém sabe afirmar se é devido ou não. Se o prédio é novo, tem também a tradicional discussão com a construtora da garantia dos 5 anos. Mais uma vez, a solução rápida é importante.

Como visto, os conflitos sempre existe, ou estão se formando silenciosamente no condomínio a cada oportunidade, e em geral acabam gerando um desgaste com terceiros, com o síndico, ou com a administradora, e até mesmo entre os vizinhos, em um ambiente em que a convivência deveria ser agradável e segura a todos os moradores.

Como resolver estes conflitos

Como resolver isto de uma maneira rápida e sem custo alto? Utilizando a mediação condominial!

Um mediador profissional habilitado é a pessoa ideal para resolver estes conflitos de uma maneira discreta, bem mais rápida do que um processo judicial, e ainda com o benefício de restaurar a comunicação entre os envolvidos, para que o conflito não volte a se formar.

A mediação pode ser utilizada em todos os momentos citados acima, com algumas características muito interessantes:

Os envolvidos participam pessoalmente da solução do problema, logo se comprometem mais a cumprir o acordado, sem rancores ou aquele sentimento de que a solução foi imposta, o que acontece quando existe a decisão judicial.

Ainda, o acordo não é obrigatório, logo se as partes não se entenderem realmente, pode-se daí sim partir para uma solução judicializada.

Nossa recomendação

Assim, fica a recomendação, da próxima vez que enfrentar conflitos, não se desgaste tentando resolver, chame um mediador profissional, que conhece as técnicas e a melhor maneira de trazer de volta a harmonia neste condomínio, com menor tempo e custo para todos!

Pense nisso e converse com um Mediador Profissional Habilitado, ele pode te explicar como funciona a mediação privada.

Comentários do Facebook
Barbara Kelch Monteiro
Sobre Barbara Kelch Monteiro 9 Artigos
Mediadora habilitada pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça Especialização em Mediação Empresarial Especialização em Mediação Condominial Membro da Câmara Privada Mediar Consenso Membro do DRBF - Dispute Resolution Board Foundation - USA Contato: mediar@kelchconsultoria.com.br