SÍNDICO PROFISSIONAL, UMA TENDÊNCIA SEM VOLTA
Home / Administração e Gestão / Administração / SÍNDICO PROFISSIONAL, UMA TENDÊNCIA SEM VOLTA
síndico profissional

SÍNDICO PROFISSIONAL, UMA TENDÊNCIA SEM VOLTA

FFS Gestão Condimial

SÍNDICO PROFISSIONAL E SEU ESPAÇO

A função de síndico profissional nasceu com o envelhecimento dos edifícios existentes a entrega de novos onde grande parte seguem a tendência de serem condomínios-clubes e as mudança na legislação no que diz respeito a inspeções prediais, com exigências mais claras da importância da manutenção pois as mesmas impactam nas garantias, fizeram com que a gestão destes condomínios a cada dia migre para a profissionalização.

Outros fatores de relevância no aumento de profissionais, se deu pelo mercado de empregos, onde muitas pessoas com grande conhecimento em gestão de empreendimento, identificaram uma oportunidade na profissionalização, assim como as novas exigências de mercado, onde algumas cidades a inspeção predial já se tornou lei, ou seja os condomínios necessitam evidenciar que estão com suas manutenções em ordem e que o edifício possui planos de manutenção implementados, em conformidade com a ABNT NBR 5674, alem da gestão das reformas em conformidade com a ABNT NBR 16280.

Lembrando ainda que na lei de introdução ao Código Civil de 2002, em seu Art. 3º, complementa:  “Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.”

VALORIZAÇÃO DA FUNÇÃO

O Brasil é um dos únicos países do mundo que possui a figura do síndico de condomínios e este no papel de voluntário. Surpreende, especialmente, pelo fato deste responder civil e criminalmente por qualquer ocorrência dentro das dependências do condomínio.

Mas para ser um síndico profissional o mesmo necessita ter conhecimento dos temas da profissão, habilidades com pessoas, como saber ouvir, ter paciência, gostar de resolver problemas, negociação, pró-atividade, além que sua posição ira exigir transparência e credibilidade, bom senso, ética, responsabilidade planejamento e organização.

O síndico profissional deve estar exclusivamente dedicado aos condomínios, proporcionando maior atenção às necessidades dos moradores, buscando a valorização patrimonial e a redução de custos com qualidade,

Existem ainda os benefícios na relação entre os condôminos, pois as pessoas não querem se indispor com seus vizinhos, porque o síndico fala muito não, e essa tarefa acaba facilitada quando se trata de um profissional externo.

Atualmente a profissão passa por um processo para regulamentação no aspecto legislativo.

MERCADO PARA A PROFISSÃO

Estudos de mercado estimam que em 2020, cerca de 50% dos condomínios do Brasil serão administrados por esta mão-de-obra especializada.

Mas ser síndico profissional imputa uma série de obrigações onde recai sobre o mesmo as responsabilidades civis e criminais, caso as obrigações da função não sejam realizadas.

As atribuições do síndico profissional são as mesmas de um síndico morador, mas em muitos casos é vantajoso pois há mais tempo para ações indispensáveis a esta função e conhecimento nos assuntos que interferem na gestão, como por exemplo obrigações fiscais, trabalhistas, legais, de operação, de manutenção além do tratamento com os moradores, que é facilitado pois os mesmos não são vizinhos e amigos diretos.

Diferente do que muitos pensam o síndico profissional não venho para substituir as administradoras, e sim para gerenciar as necessidades do condomínio, tendo a administradora o papel de operacionalizar e prestar assessoramento ao sindico, conforme seu escopo de contratação.

A função demanda algumas atitudes atreladas a empatia das pessoas e outras poderão ser adquiridas em treinamento.

O INVESTIMENTO FINANCEIRO NA CONTRATAÇÃO

A respeito dos investimentos necessários para contratar um síndico profissional, a resposta sempre irá depender do tamanho do empreendimento e atual estado de conservação, mas na nossa opinião, o investimento poderá ser facilmente recuperado, pois um condomínio bem gerido, possui custos menores e tem uma valorização do patrimônio, justamente pelo profissionalismo, maior oportunidade e tempo de dedicação.

Ou seja, o investimento se bem feito vale a pena.

 

 

 

Comentários do Facebook
FFS Gestão Condimial

About Ronaldo Sá Oliveira

Ronaldo Sá Oliveira
Diretor da RSO ASSESSORIA, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br

Check Also

GERENTE DE CONDOMÍNIO OU ZELADOR, CONHEÇA A DIFERENÇA

Atualização do mercado Com a profissionalização da sindicância, os condomínios passam por mudanças e boas …

RSO Assessoria
Atitude do Brasil