TELHADO BRANCO EM CONDOMÍNIOS É UMA BOA?

TELHADO BRANCO EM CONDOMÍNIOS É UMA BOA?

O telhado branco, surgiu devido as grandes preocupações atuais da humanidade refere-se ao fenômeno do aquecimento global, cujas notícias são realmente assustadoras, especialmente quando são reveladas previsões aterrorizantes sobre seus efeitos sobre as geleiras, o que trará consequências imprevisíveis sobre o nível dos oceanos.

Esse é um conceito que caracteriza áreas urbanas que apresentam temperaturas de 1 a 6º C maiores que áreas rurais situadas na mesma região, resultado da retenção e da radiação da luz solar pelos edifícios e do calor resultante do uso de energia elétrica.

O tema, já foi muito debatido, entre especialistas, e sua eficiência nem sempre se demonstrou dentro dos parâmetros inicialmente, planejado, ou seja, se o condomínio, desejar implementar o sistema, recomendamos um contrato onde o resultado alcançado, esteja atrelado ao cumprimento do mesmo, assim como todos os custos de manutenção do sistema que deverão ser menores que a economia que o sistema propõe.

Muitos defendem que telhados brancos baixam a temperatura da casa e ajudam a economizar energia

Conforme alguns estudos, ha indicação de 5%-10% da eletricidade do verão é usada para compensar o efeito da Ilha de calor.

Telhado branco pode reduzir o uso de energia no verão entre 10%-40%, economizando dinheiro e evitando a poluição e diminuindo a demanda de energia.

A grande dica é que todos os custos da vida útil do sistema, sejam compilados e componham o estudo de viabilidade, e que o mesmo seja feito por um profissional habilitado, que possa comprovar e comprometer com o resultado. Mas tenha em mente que o assunto não é unanime na opinião dos resultados pelos especialistas.

 

telhado branco, o que defende alguns especialistas

1.       Diminuição das ilhas de calor Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nessas áreas urbanas as temperaturas podem variar de 1 a 6º C a mais em comparação as áreas rurais próximas.

2.       Diminuição da emissão de CO2 CO2 é a representação química do dióxido de carbono (também conhecido como gás carbônico), é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. Atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função da queima de combustíveis fósseis (diesel, gasolina,  querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

3.       Reduz o consumo de energia Os ambientes ficam menos quentes com o uso de telhado branco, refletindo a radiação solar, há uma menor necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e condicionadores de ar. Em média, gasta-se de 20 a 70% a menos de energia do que anteriormente para esfriar o ambiente.

4.       Ajuda a refletir os raios solares A cor branca reflete a radiação solar, reduzindo a absorção de calor. Quanto mais escura a tinta, mais a superfície absorve os raios solares e mais quente o ambiente fica.

5.       Maior vida útil para os telhados A aplicação é fácil, e logo após a aplicação pode sentir o efeito da diferença de temperatura. As tintas específicas impermeabilizam e protegem os telhados, evitando a proliferação de fungos. Normalmente a manutenção é aplicar a cada 5 anos.

Comentários do Facebook
Ronaldo Sá Oliveira
Sobre Ronaldo Sá Oliveira 243 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br