SPDA NÃO ACEITE JEITINHOS NA MANUTENÇÃO

RAIO

Existem apenas duas possibilidades de seu prédio não sofrer as pesadas consequências de um raio. Se ele não acontecer ou se a edificação possuir um para-raios bem feito.
Como não conseguimos impedir que as descargas atmosféricas, o nome com que chamamos os raios, aconteçam e também não podemos influir no local da sua queda, apenas nos resta instalar um bom para-raios.

Mas o que é um para-raios bem feito?

No Brasil existe uma norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT) chamada ABNT NBR 5419-2015, Proteção contra Descargas Atmosféricas. Esta norma tem 4 partes que apresentam o que deve ser feito para reduzir os danos causados por uma descarga atmosférica em uma edificação.
Um bom para-raios é o resultado de um projeto feito por um profissional que estudou e aplicou o que a ABNT NBR 5419-2015 determina.
Uma proteção contra descargas atmosférica feita conforme esta norma reduz a possibilidade de danos causados à estrutura do prédio, os riscos de morte ou ferimento e também a queima de equipamentos eletrônicos.

Uma proteção contra descargas atmosféricas conforme a norma pode custar mais do que uma proteção mal feita e certamente é muito mais cara do que não fazer nada. Mas possuir uma proteção seguindo a ABNT NBR 5419-2015 é um ótimo investimento, já que os danos causados por um raio superam em muito toda a falsa economia conseguida com a contratação de um profissional despreparado para proteger o seu patrimônio.

Um leigo, como talvez sejam o sindico e os conselheiros de um condômino, tem algumas armas para saber se está contratando um profissional qualificado para projetar, instalar e verificar sua proteção contra descargas atmosféricas.

Toda norma ABNT têm validade. O 2015 após o número 5419 significa que a versão atual desta norma foi publicada em 2015 e que as versões anteriores não são mais válidas. Pessoalmente e nas propostas e demais documentos, o profissional contratado deve referir-se sempre a versão atual desta norma. Se ele não souber qual a versão em vigor ou referir-se à antiga edição de 2005 ele está desatualizado e seu trabalho estará comprometido.

Para a segurança de todos é mais seguro contratar um projeto ou a inspeção, para depois contratar a execução, ou correções, do sistema de proteção. Na grande maioria dos casos o condomínio opta por contratar o serviço completo porque assim elimina o custo com o projetista e com as inspeções.

Quando uma empresa faz a famosa  visita técnica ao prédio para elaborar um orçamento, sem que previamente exista um projeto indicando o que deve ser feito, ela irá orçar a execução considerando uma margem para evitar surpresas, não devolvendo este sobre preço se tais surpresas não existirem. Além disso será impossível para o cliente comparar o que está sendo proposto e neste caso será executada a proposta de menor custo, sem que ninguém saiba se o condomínio saiu ganhando ou perdendo.
Quando o condomínio contrata um projetista antes de orçar o serviço, ele tem vários benefícios:

  1. Irá orçar o material e mão de obra que serão realmente necessários.
  2. Possuirá um cronograma para controlar a obra.
  3. Poderá discutir com a empresa que executará o serviço com mais propriedade.
  4. Terá como verificar se o serviço foi bem executado.

Por último, a ABNT NBR 5419-2015 trata também da proteção dos equipamentos eletrônicos existentes no prédio, em relação aos danos causados por descargas atmosféricas diretas ou indiretas, aquelas que não caíram na edificação.

É possível assim evitar danos aos equipamentos através da aplicação da norma. Se o profissional contatado lhe dizer que não é possível proteger os equipamentos, saiba que ele não conhece totalmente a ABNT NBR 5419-2015.

As descargas atmosféricas não acontecem todos os dias, mas quando acontecem causam enormes prejuízos. Utilizando-se a norma ABNT NBR 5419-2015 é possível proteger as pessoas, as edificações e as instalações elétricas contra os danos causados por uma descarga atmosférica, bastando para isso procurar um profissional que conheça a norma, através das orientações que procuramos passar acima.

 

Comentários do Facebook
Sergio R. Santos
Sobre Sergio R. Santos 3 Artigos
Engenheiro Eletricista, Instrutor do curso sobre as Medidas de Proteção contra Surtos (MPS) realizado pela em empresa em conjunto com o curso sobre os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Diretor da LAMBDA CONSULTORIA Rua São Marcos, 325 – Salto – SP Fones 11-4456-3609/ 11-99688-1148 (Vivo) ou pelo e-mail: comercial@lambdaconsultoria.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.